O que é o Marketing Digital, seu conceitos e técnicas para você criar sua estratégia e vender mais em 2023

Com tantas informações e “profissionais” do Marketing Digital nas redes sociais, o conceito de Marketing pode até parecer algo simples. Mas a ideia de trabalhar em casa e ganhar milhões facilmente, como dizem os “gurus” do MKT Digital, está longe de ser verdade.

Se trata de um assunto muito abrangente, subjetivo e complexo de se estudar e entender.

Por outro lado, com a importância que o Marketing digital ganhou nos últimos anos e, principalmente, como irá aumentar nos próximos, compreender esse assunto é essencial para empresas e profissionais do ramo.

Para ter ajudar nessa jornada, publicamos este conteúdo mais que completo que irá te mostrar os princípios básicos, técnicas e algumas estratégias para você ser inserido nesse mundo.

Está preparado para entender, finalmente, o que é Marketing digital, os principais benefícios em usar e, finalmente, inserir sua empresa no mundo digital e alavancar suas vendas? Então se ajeite na poltrona e se prepare. Boa leitura!

Índice

O que é Marketing Digital? Veja a definição

Antes de chegar na parte do “digital”, vamos ter um contexto do que é o Marketing em si.

O Marketing raiz

Basicamente, Marketing é o conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para promover e vender produtos ou serviços. Inclui pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, distribuição e preço.

O objetivo do marketing é entender as necessidades e desejos dos consumidores e desenvolver estratégias para atender a essas necessidades. Envolve ainda identificar o público-alvo, criar uma proposta de valor, construir relacionamentos com os clientes e medir o sucesso das estratégias.

O marketing é uma parte importante da administração de uma empresa e é essencial para o crescimento e sucesso de qualquer negócio.

A era digital

Marketing digital

Com a chegada da internet, a comunicação com os clientes mudou completamente, por isso foi criado o Marketing digital, a fim de se comunicar com essa geração.

Marketing digital é uma estratégia de marketing que utiliza as tecnologias digitais, como dispositivos móveis, computadores e redes sociais, para promover produtos ou serviços. Ele pode incluir ações de publicidade, SEO, e-mail marketing, marketing de conteúdo, marketing de influência, marketing de busca e muito mais.

Sim, o Marketing digital pode ser dividido em diversas áreas, como mostraremos ao longo desse texto.

Atualmente a maior parte das vendas são feitas pela internet, então saber dominar essas técnicas é essencial para as empresas.

Então o Marketing digital se concentra aonde as pessoas “estão” digitalmente: em blogs, redes sociais, lendo e-mails, procurando algo no Google ou até mesmo “conversando” com Inteligências artificiais como o ChatGPT.

O sucesso de uma estratégia de Marketing Digital, vai depender muito também de quem está fazendo. Com a internet, o “departamento” de Marketing não está limitado a uma empresa, mas sim em quem “bota a cara”, por exemplo, nas redes sociais.

Além disso, fatores culturais, religiosos, psicológicos, orçamentários, jurídicos, geográficos e outros, irão influenciar em que está vendendo e quem está comprando. Tudo isso é previamente pensado pelo profissional por trás das técnicas d MKT digital.

Ainda acha que tudo é tão simples como os gurus pregam nas redes sociais?

Mas notaram que no Marketing Digital tudo depende de computadores e internet? Por isso as técnicas usadas para prospectar e alcançar clientes envolvem saber usar a internet, computadores, celulares, software e muito mais.

As principais técnica atualmente são:

  • Otimização para mecanismos de busca (SEO)
  • Marketing em mídias sociais (especialmente em plataformas como Instagram, Facebook e YouTube)
  • Marketing de Conteúdo
  • Email Marketing
  • Publicidade online (como Google Adwords e Facebook Ads)
  • E-commerce e vendas online
  • Marketing de Influência
  • Marketing de Vídeo
  • Otimização de sites e design de sites

Sim, existem outras, e a maioria iremos abordar nesse artigo.

História do Marketing Digital

Foi lá no começo da década de 1990 que o termo Marketing Digital foi usado pela primeira vez. A era digital decolou com a chegada da internet e o desenvolvimento da plataforma Web 1.0.

A plataforma Web 1.0 permitia que os usuários encontrassem as informações que desejavam, mas não permitia que eles compartilhassem essas informações com outros.

Ou seja, os profissionais do Marketing não faziam ideia se suas estratégias funcionariam, pois a internet ainda não era vista como algo generalizado, mas sim eram um punhado de pessoas que realmente a usavam.

Em 1993, o primeiro banner clicavel foi ao ar, quando a empresa HotWired comprou espaço em alguns sites para colocar seus banners de publicidade. Isso foi o ponto de ignição, marcando a transição para a era digital do Marketing.

As mudanças depois vieram gradualmente, sendo que 1994 foi marcado por novas tecnologias, principalmente o lançamento do portal Yahoo! nos EUA.

Também conhecido como “Jerry’s Guide to the World Wide Web” em homenagem ao seu fundador Jerry Yang, o Yahoo! recebeu cerca de 1 milhão de acessos no primeiro ano. Isso provocou mudanças profundas no marketing digital, com as empresas otimizando seus sites para obter classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa.

Em 1996 houveram ainda o lançamento de novos motores de buscas e como HotBot, LookSmart e Alexa.

Dai chegamos em 1998, o ano do nascimento do Google. A Microsoft também lançou o mecanismo de busca MSN e o Yahoo fez o mesmo. Em 2000 houve a explosão da bolha da internet, fazendo que todos os buscadores pequenos fechassem as portas, deixando mais espaço para esses gigantes dominarem.

O mundo do marketing digital viu seu primeiro aumento acentuado em 2006, quando o tráfego dos mecanismos de pesquisa cresceu para cerca de 6,4 bilhões em um único mês. Não querendo ficar para trás, a Microsoft colocou o MSN em segundo plano e lançou o Live Search para competir com o Google e o Yahoo.

Depois veio a Web 2.0, onde as pessoas passaram a ser participantes ativos da internet, não meros passivos como antigamente.

A Web 2.0 permitia que os usuários interagissem com outros usuários e empresas. Rótulos como “super estrada da informação” começaram a ser aplicados à internet. Como resultado, os volumes de fluxo de informações – incluindo os canais utilizados pelos profissionais de marketing digital – aumentaram muito e, em 2004, a publicidade e o marketing na Internet apenas nos EUA trouxeram cerca de U$ 2,9 bilhões.

Com a Web 2.0 surgiram os blogs e depois as redes sociais. A primeira grande rede social a fazer sucesso foi o MySpace, depois veio o Orkut e então chegou o Facebook. As grandes corporações viram nessas empresas grandes oportunidades para comercializarem seus produtos e mostrarem suas marcas aos usuários.

Isso abriu um novo capítulo para os negócios digitais. Com novos recursos de interação que as redes sociais traziam, eles precisavam de novas abordagens para promover suas marcas e capitalizar a plataforma de rede social.

Nesse capítulo surge outro importante marco para o Marketing digital: o cookie. Com essa tecnologia, os anunciantes passaram a conhecer mais os usuários, seus hábitos, desejos e muito mais.

O primeiro cookie foi desenvolvido justamente para isso: rastrear e registrar tudo o que os usuários acessavam, todos seus hábitos.

Hoje a tecnologia evolui e além de nos rastrear, os cookies conseguem oferecer aos profissionais do Marketing Digital uma variedade de diferentes maneiras de coletar os dados dos usuários, que na grande maioria, nem sabem que estão fornecendo essas informações.

Os produtos comercializados digitalmente estão agora disponíveis para os clientes em todos os momentos. Estatísticas coletadas pelo Marketingtechblog mostram que postar nas mídias sociais é a principal atividade on-line nos EUA.

Já o Brasil, em 2022 foi o segundo no ranking de quem mais gasta tempo na internet e redes sociais. de acordo com o site Sorlist, que fez uma calculadora interativa de tempo na internet, o brasileiro gasta 10 horas e 8 minutos por dia na internet em media e 3 horas e 42 minutos em redes sociais.

São 56 dias no ano cada um, consegue imaginar a oportunidade de negócio ai?

A linha do tempo do Marketing Digital – principais acontecimentos

Anos 90

Archie, o primeiro motor de busca, estreou no início da década de 1990, anunciando o nascimento da pesquisa. Com isso, surgiu a técnica chamada SEO, ou Search Engine Optimization, que iremos nos aprofundar mais a frente.

Os primeiros banners clicáveis de anúncios na web foram introduzidos em 1994. O primeiro site de mídia social identificável foi lançado em 1997, com 3,5 milhões de usuários. Na década de 1990, uma série de sites ainda em uso foi encontrada, incluindo a pesquisa na web do Google e do Yahoo, ambos estreados em 1998.

A Geração Millenials

Uma enorme bolha econômica cresceu no novo milênio. No entanto, o pico e o estouro da bolha entre 2000 e 2002 prejudicaram muitas empresas.

Muitos novos sites foram lançados na década de 2000, à medida que a economia se recuperava do boom, incluindo o início do LinkedIn em 2002, Myspace e WordPress em 2003 e Facebook em 2004. No início dos anos 2000, o marketing de mensagens de texto móveis tornou-se cada vez mais popular.

A Era dos smartphones

A segunda metade da década viu o aumento do marketing e das vendas, com as vendas de comércio eletrônico da Amazon ultrapassando U$ 10 bilhões. Nos anos seguintes, a cultura de aplicativos móveis se expandiu com a introdução do Whatsapp, Instagram e Snapchat.

O Presente

Hoje, 65% do tempo de mídia digital de um indivíduo é gasto em um dispositivo móvel. O setor de publicidade digital agora está avaliado em cerca de U$ 200 bilhões, com o Google AdWords respondendo por 96% da receita da empresa.

Com uma estimativa de 3,1 bilhões de usuários on-line, as redes sociais lideraram a revolução do marketing digital. A ascensão dos blogueiros e do Instagram resultou em uma indústria de U$ 1 bilhão para influenciadores, que devem crescer.

Espera-se que o marketing digital cresça nos próximos anos, com muitos novos desenvolvimentos e mudanças nesta indústria emocionante.

Os 4 Ps do Marketing

Existe um conceito que é considerado por muitos como o pilar de qualquer estratégia do Marketing, são os chamados “4 Ps do Marketing”.

Os quatro Ps são as principais considerações que devem ser cuidadosamente revisadas e sabiamente implementadas para comercializar com sucesso um produto ou serviço. Eles são Produto, Preço, Praça (lugar) e Promoção.

Os quatro Ps são muitas vezes referidos como o mix de marketing. Eles abrangem uma série de fatores que são considerados ao comercializar um produto, incluindo o que os consumidores querem, como o produto ou serviço atende ou não a esses desejos, como o produto ou serviço é percebido no mundo, como ele se destaca da concorrência e como a empresa que o produz interage com seus clientes.

Desde que os quatro Ps foram introduzidos na década de 1950, mais Ps foram identificados, incluindo pessoas, processos e evidências físicas.

  • Os quatro Ps são os quatro fatores essenciais envolvidos na comercialização de um produto ou serviço para o público.
  • Os quatro Ps são produto, preço, local e promoção.
  • O conceito dos quatro Ps existe desde a década de 1950. À medida que o setor de marketing evoluiu, outros Ps foram identificados: pessoas, processos e evidências físicas.

Neil Borden, professor de publicidade em Harvard, popularizou a ideia do mix de marketing – e os conceitos que mais tarde seriam conhecidos principalmente como os quatro Ps – na década de 1950. Seu artigo de 1964 “The Concept of the Marketing Mix” demonstrou as maneiras pelas quais as empresas poderiam usar táticas de publicidade para envolver seus consumidores.

Décadas depois, os conceitos que Borden se popularizaram ainda mais e estão sendo usados pelas empresas para anunciar seus produtos e serviços.

As ideias de Borden foram desenvolvidas e refinadas ao longo de vários anos por outros atores-chave da indústria. Jerome McCarthy, professor de marketing da Michigan State University, refinou os conceitos no artigo de Borden e os nomeou os “quatro Ps” do marketing. McCarthy co-escreveu o livro Basic Marketing: A Managerial Approach, popularizando ainda mais a ideia.

Explicando cada um dos 4 Ps

  1. Produto

A criação de uma campanha de marketing começa com uma compreensão do próprio produto. Quem precisa e por quê? O que ele faz que nenhum produto do concorrente pode fazer? Talvez seja uma coisa completamente nova e seja tão atraente em seu design ou função que os consumidores terão que tê-lo quando o virem.

O trabalho do profissional de marketing é definir o produto e suas qualidades e apresentá-lo ao consumidor.

Definir o produto também é fundamental para a sua distribuição. Os profissionais de marketing precisam  entender o ciclo de vida de um produto, e os executivos de negócios precisam ter um plano para lidar com produtos em todos os estágios do ciclo de vida.

O tipo de produto também dita em parte quanto custará, onde deve ser colocado e como deve ser promovido.

Muitos dos produtos de maior sucesso foram os primeiros em sua categoria. Por exemplo, a Apple foi a primeira a criar um smartphone com tela sensível ao toque que poderia reproduzir música, navegar na internet e fazer chamadas telefônicas. A Apple informou as vendas totais do iPhone para o ano fiscal de 2022 em US $ 205,4 bilhões. Em 2021, atingiu a marca de 2 bilhões de iPhones vendidos.

  1. Preço

Preço é o valor que os consumidores estarão dispostos a pagar por um produto. Os profissionais de marketing devem vincular o preço ao valor real e percebido do produto, ao mesmo tempo em que consideram os custos de fornecimento, os descontos sazonais, os preços dos concorrentes e a margem de lucro no varejo.

Em alguns casos, os tomadores de decisão de negócios podem aumentar o preço de um produto para dar-lhe a aparência de luxo ou exclusividade. Ou, eles podem reduzir o preço para que mais consumidores o experimentem.

Os profissionais de marketing também precisam determinar quando e se o desconto é apropriado. Um desconto pode atrair mais clientes, mas também pode dar a impressão de que o produto é menos desejável do que era.

  1. Praça (ou lugar)

A praça, ou local, é a consideração de onde o produto deve estar disponível – em lojas físicas e on-line – e como ele será exibido.

A decisão é fundamental: os fabricantes de um produto cosmético de luxo gostariam de ser exibidos na Sephora e na Neiman Marcus, mas não no Walmart, por exemplo. O objetivo dos executivos de negócios é sempre colocar seus produtos na frente dos consumidores que são os mais propensos a comprá-los.

Isso significa colocar um produto apenas em determinadas lojas e exibi-lo da melhor forma.

O termo posicionamento também se refere à publicidade do produto na mídia certa para chamar a atenção dos consumidores-alvo.

Por exemplo, o filme GoldenEye de 1995  foi o 17º filme da franquia de filmes James Bond e o primeiro que não contou com um carro Aston Martin. Em vez disso, o ator Pierce Brosnan, entrou em um BMW Z3. Embora o Z3 não tenha sido lançado até meses após do filme ter saído dos cinemas, a BMW recebeu 9.000 pedidos para o carro no mês seguinte à estreia do filme.

  1. Promoção

O objetivo da promoção é comunicar aos consumidores que eles precisam deste produto e que ele tem um preço adequado. A promoção engloba publicidade, relações públicas e a estratégia geral de mídia para a introdução de um produto.

Os profissionais de marketing tendem a unir elementos de promoção e posicionamento para alcançar seus principais públicos. Por exemplo, na era digital, os fatores “lugar” e “promoção” são tanto on-line quanto off-line. Especificamente, quando um produto aparece na página da Web ou nas mídias sociais de uma empresa, bem como quais tipos de funções de pesquisa acionarão anúncios segmentados para o produto.

A marca sueca de vodka Absolut vendeu apenas 10.000 caixas de sua vodka em 1980. Em 2000, a empresa havia vendido 4,5 milhões de caixas, graças em parte à sua icônica campanha publicitária. As imagens da campanha apresentavam a garrafa de assinatura da marca estilizada como uma variedade de imagens surreais: uma garrafa com uma auréola, uma garrafa feita de pedra ou uma garrafa na forma das árvores em pé em uma pista de esqui.

Até o momento, a campanha Absolut é uma das campanhas contínuas mais longas de todos os tempos, de 1981 a 2005.

Glossário do Marketing Digital: conheçam os conceitos

O Marketing digital tem quase que praticamente sua própria linguagem, que mistura várias siglas e nomes do Marketing tradicional em paralelo com nomes vinculados a tecnologia.

Abaixo, iremos explicar os principais termos usados no Marketing digital atualmente. Mas essa não é uma lista final, pois sempre há coisas novas, bem como novas técnicas aplicadas no mercado.

Conversão

Na maioria dos glossários online do Marketing Digital, a definição de conversão é algo próximo do “ponto em que alguém que recebe uma mensagem ou ação de marketing realiza uma ação desejada”. Em outras palavras, a conversão é simplesmente conseguir que alguém responda ao seu call-to-action, (outra frase muito usada que veremos), que seria em tradução livre “chamada para ação”.

Por exemplo, se alguém que você enviou um e-mail promocional abrir o e-mail, é uma conversão. Se a pessoa além de abrir, clicar no link que você inseriu lá, é outra conversão. Se a pessoa preencher um formulário com os dados dela, será outra conversão. Por fim, se ela comprar algo da sua página, é a conversão final.

Para os profissionais de marketing de consumo, a conversão pode ser algo relativamente simples e rápido. Por exemplo, se o cliente digitaliza um QR Code que vai para o menu de um restaurante é uma conversão; se ele comprar seu hamburger, é outra conversão, a principal, algumas vezes chamada de “conversão chave”.

Na venda B2B a conversão é mais longa e complexa, você deseja uma série constante de pequenas conversões. Envolva-se com seus envios de e-mails sobre nutrição, depois engajar o futuro cliente no site, interagir através de redes sociais e só depois chegar em uma venda de curso ou algo parecido.

No final das contas, acrônimos e termos internos são divertidos, mas para ser bem-sucedido, você deseja alcançar o maior número possível de pessoas com a maior clareza e transparência possível. Se sua mensagem não for compreendida, ela será desperdiçada.

Lead

Outro termo bastante usado no Marketing Digital intrinsicamente conectado a conversão, é o Lead.

Da geração à conversão, você precisa estar ciente que os leads são uma parte importante do marketing digital e do ciclo de vida geral do cliente.

Mas o que são os Leads de fato? Resumindo de maneira bem simples, leads no marketing referem-se a qualquer indivíduo ou organização que tenha interagido com sua marca ou que tenha potencial para se tornar um cliente no futuro.

Exemplo: alguém que lê ou baixa seu conteúdo, que faça uma avaliação da sua empresa no Google Meu Negócio, ou mesmo que visite o site de sua loja virtual.

Leads qualificados

Como você deve ter percebido, um lead não é sinônimo de dinheiro no bolso. Na maioria das vezes, ele não irá te beneficiar em nada. Exemplo, ele pode simplesmente visitar sua loja e ir para outra sem comprar nada.

O departamento de marketing geralmente está mais interessado em leads qualificados, conhecido pela sigla MQL (Marketing Qualified Lead) que é um cliente em potencial que demonstrou um nível básico de interesse em sua empresa ou produto. Aqui estão alguns exemplos de um lead qualificado de marketing:

  • Preencheu um formulário de contato no site com número de telefone e e-mail
  • Se escreveu em sua newsletter
  • Interagir com você nas redes sociais
  • Ligou para sua empresa para pedir mais informações
  • Conversou com o chatbot de seu site
  • Preencheu um formulário de contato em um evento
  • Baixou um e-book
  • Se inscreveu em um webinar
  • Clicou em um anúncio na Internet para seu produto

Todas essas atividades são consideradas MQLs porque o cliente em potencial se envolveu voluntariamente com a empresa de alguma forma em resposta a uma atividade de marketing.

MQL vs SQL: Quais as diferenças

Há também outra sigla chamada SQL (Sales Qualified Lead). Se trata do próximo estágio depois do MQL, ele Lead já é alguém que está muito próximo de realizar a compra.

MQL são pessoas que demonstraram curiosidade sobre sua marca ou produto, já o SQL são pessoas que indicaram que estão prontas para fazer uma compra. É importante que os profissionais de marketing entendam a diferença entre MQLs e SQLs para que criem comunicações para os primeiros especificamente, sem correr o risco de sobrecarregar o contato e assustá-los antes de fazer uma compra.

Dependendo de como os departamentos de marketing e vendas de uma empresa são estruturados, quando os MQLs são identificados, eles podem ser repassados ao departamento de vendas para posterior comunicação diretamente deles. Em outras empresas, outras qualificações podem ser necessárias para passar um MQL para um SQL, como adequar a persona do cliente ou fazer uma jornada específica pelo site.

Atualmente, principalmente em contas maiores, o departamento de marketing cria um sistema que faz uma pontuação, ou ranking dos Leads, com isso conseguem determinar se se trata de um MQL ou um SQL.

Saber isso, ajuda o Marketing onde investir seu tempo focando na conversão final, já que um MQL que não demostra tanto chances de compra, seria tempo perdido.

Além disso, essa identificação ajuda a determinar o trabalho certo a fazer com cada cliente prospectado.

Persona

Personas são personagens arquetípicos criados para representar os diferentes tipos de clientes dentro de um público-alvo demográfico, atitude ou conjunto de comportamento que pode usar um site, marca ou produto de maneira semelhante.

Personas são frequentemente combinadas com segmentação de mercado para representar clientes específicos.

Dentro do Marketing, Personas são uma forma de considerar os objetivos, desejos e limitações de seus clientes. Eles são usados para orientar as decisões sobre um serviço, produto, interação, recurso e design visual de um site. Com a persona em mente, você consegue representar o que seria mais próximo do seu comprador ideal

Não podemos confundir uma persona com um indivíduo único. A Persona é apenas uma representação dos objetivos e comportamentos de um grupo hipotético.

Em muitos casos, eles são capturados em uma descrição de 1 a 2 páginas que inclui padrões de comportamento, objetivos, habilidades, atitudes e alguns detalhes fictícios que tornam a persona um personagem realista.

Porque criar Personas no Marketing Digital

  • Consistência em toda a empresa para mensagens de marketing e definição de leads.
  • Melhor compreensão organizacional das necessidades e desejos de seus clientes.
  • Compreender onde seus clientes estão gastando seu tempo permitirá uma melhor segmentação de conteúdo e oportunidades de promoção.
  • Leads de vendas de melhor qualidade e programas de “nutrição” de leads para diferentes personas.
  • Análises mais direcionadas, pois você pode descobrir quais tipos de personas são melhores clientes.

Abaixo algumas perguntas que poderiam definir um tipo de persona do cliente.

  • Qual é a faixa etária dos segmentos?
  • Qual é o nível educacional do segmento?
  • Qual é o interesse social do segmento?
  • Qual é o status do trabalho do segmento?
  • Qual é a experiência de trabalho típica do segmento?
  • Qual é o segmento que provavelmente obterá suas informações? (TV, Internet, Facebook, Linked in, Twitter, etc.)?
  • Quais são os três adjetivos que o segmento usaria para se descrever?

Fatos de pesquisa qualitativa e quantitativa

Os métodos qualitativos de pesquisa de mercado são subjetivos e projetados para falar com um grupo relativamente pequeno de pessoas no público-alvo. O objetivo da pesquisa qualitativa é entender a possível gama de atitudes e crenças do comprador, não medir a incidência, projetar ou prever a quantidade.

Os métodos quantitativos de pesquisa de mercado buscam projetar os resultados de uma pesquisa para todo o mercado. O objetivo é classificar características, contá-las e construir modelos estatísticos na tentativa de explicar o que é observado. Dados quantitativos são mais eficientes, capazes de testar hipóteses, mas podem perder detalhes contextuais e ser uma solução mais cara.

Funil de vendas

De maneira resumida, podemos definir o Funil de vendas como todo o processo que envolve um cliente em potencial até chegar na compra de um produto ou contratação de um serviço.

Mas, de maneira ilustrada, ele não funciona exatamente como um funil que conhecemos, onde tudo que entra pela parte maior acaba no final, na parte mais estreita.

No funil de vendas, os clientes prospectados que entram na parte de cima do funil, não necessariamente vão até a parte final. Além disso, mais clientes podem estar entrando de maneira cíclica.

Somente os clientes em potencial vão indo para a parte inferior do funil, de etapa em etapa (a cada conversão). O funil, na verdade, serve para separar somente os clientes que realmente podem vir a gerar uma venda ou contratação.

No Marketing Digital, é muito importante saber como usar e interpretar cada etapa do funil. É nele que você irá descobrir problemas dentro da empresa que inibem clientes chegarem à conversão final.

Landing Page

Dentro do Marketing Digital, uma Landpage é uma página de destino, normalmente páginas de referências e independentes do resto do site. O conceito foi criado especificamente para um objetivo bem direcionado para uma campanha de marketing ou publicidade.

É aquela página aonde um visitante “chega” depois de clicar em um link em um e-mail ou em anúncios do Google, Bing, YouTube, Facebook, Instagram, Twitter ou lugares semelhantes na web.

Ao contrário das páginas da web, que normalmente têm muitos objetivos e incentivam a exploração, as Landing Pages são projetadas com um único foco ou objetivo, conhecido como call-to-action (ou CTA, para abreviar). Ela induz o cliente a fazer uma conversão, em alguns casos até a conversão final, a venda ou contratação de fato.

É esse foco que torna as Landing pages como a melhor opção para aumentar as taxas de conversão de suas campanhas de marketing e diminuir o custo de aquisição de um lead ou venda.

SEO: O que é e benefícios no marketing digital?

SEO é uma das principais técnicas no Marketing Digital
SEO é uma das principais técnicas no Marketing Digital (imagem: naweb)

SEO no marketing digital é uma estratégia que se concentra na presença do seu site nos resultados de pesquisa em mecanismos de busca como o Google. Envolve o uso de várias técnicas para melhorar seu site para ajudar os mecanismos de pesquisa e os consumidores a entender melhor seu site.

Quando você implementa uma estratégia de SEO, você otimiza seu site para aparecer nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) para palavras-chave e frases relacionadas ao seu negócio, de preferência nas primeiras posições.

Palavras-chave são as palavras e frases que seu público-alvo pesquisa on-line. Por exemplo, se sua empresa vende tênis de corrida, seu público pode pesquisar usando palavras-chave como “tênis de corrida” ou “tênis de corrida feminino” e outras variações.

Os mecanismos de pesquisa gostam de fornecer a melhor experiência para seus usuários, e é por isso que eles possuem centenas de fatores de classificação que determinam seu lugar nas SERPs.

Infelizmente ninguém sabe como esses algoritmos funcionam e, além disso, hoje em dia esses robôs que rastreiam a internet e fazem a indexação possuem inteligência artificial. Devido a esse fato, a cada nova atualização do algoritmo do Google, mais difícil fica “desvendar” as técnicas por trás do buscador.

Os mecanismos de pesquisa querem mostrar aos usuários os melhores sites nos resultados para fornecer as informações de que precisam.

Com o SEO, você implementará técnicas que melhoram a experiência do usuário do seu site  para garantir que seu site dê ao seu público respostas às suas consultas. Alguns exemplos de técnicas de SEO incluem:

  • Implementar um design no seu site que seja amigável para usuários de celulares
  • Melhorar a navegação do seu site  para garantir que os usuários possam navegar facilmente
  • Criando conteúdo personalizado que responde às perguntas dos usuários
  • Inserir palavras-chave e frases em todas as páginas e conteúdo do seu site
  • E muito, muito, muito mais

Quando você implementa uma estratégia de SEO, suas melhorias enviarão sinais positivos aos mecanismos de pesquisa de que seu site fornece valor aos usuários. Como resultado, os mecanismos de pesquisa classificarão seu site mais alto nas SERPs (Search Engine Results Page, ou “Páginas de resultados de buscas”).

Alcançar um primeiro lugar nos resultados da pesquisa  é essencial porque 75% dos usuários não clicam além da primeira página de resultados.

Quais são os benefícios do SEO no marketing digital?

  • Aumente a visibilidade on-line: o SEO ajuda você a aumentar sua visibilidade on-line e o reconhecimento da marca. Quando você implementa uma estratégia de SEO para o seu negócio, seu site aparecerá mais alto nos resultados da pesquisa. Isso significa que mais membros do seu público-alvo descobrem sua empresa on-line.
  • Aumentar o tráfego do site: Você pode direcionar mais tráfego para o seu site quando aumentar seus rankings nas SERPs. Como resultado, mais usuários visitam seu site, leem seu conteúdo e verificam seus produtos e serviços para aumentar as vendas e a receita de sua empresa.
  • Destaque-se dos concorrentes: o SEO permite que você supere seus maiores concorrentes nos resultados de pesquisa. Isso significa que você pode aumentar sua credibilidade como especialista em seu campo para ofuscar seus concorrentes e atrair novos clientes.

SEO é uma estratégia valiosa que permite que você adquira novos clientes e  promova continuamente seus produtos e serviços on-line para gerar mais vendas e receita para o seu negócio.

SEM: o que é e quais são suas vantagens

Marketing de Mecanismos de pesquisa (SEM) é um método de  promoção e publicidade para ajudar o conteúdo das empresas a  ter uma classificação mais alta nas SERPS, ou páginas de pesquisas.

A essa altura você pode estar pensando, mas não é isso o que aprendemos acima com o SEO? Não, são coisas diferentes, mas que andam de mãos dadas.

Assim como a otimização de mecanismos de  pesquisa (SEO), o marketing de mecanismos de pesquisa ajuda as empresas a  melhorar a maneira como o  conteúdo é classificado pelos mecanismos de pesquisa.

O SEM ajuda as empresas a levar seus produtos e serviços à atenção do público por meio de  publicidade paga em mecanismos de pesquisa. Sim, essa é a diferença: enquanto no SEO você ganha posições através do conteúdo bem produzido, no SEM você paga ao Google para melhorar suas posições; é o meio mais fácil de chegar ao topo das pesquisas, porém infinitamente mais caro.

O SEM é uma estratégia de  marketing on-line  na qual as organizações compram espaço publicitário direcionado no topo  das páginas de  resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).  Essa abordagem é diferente do SEO, que se concentra na otimização de conteúdo para  algoritmos de  mecanismos de pesquisa,  de modo que o conteúdo seja classificado no topo da SERP.

SEO vs. SEM

SEO e SEM usam muitas táticas semelhantes;  no entanto, eles são métodos distintamente diferentes de classificação alta em uma SERP.

SEO é a prática de  estruturar conteúdo  para que  ele tenha uma classificação alta nos  resultados de  pesquisa orgânica, que são as listagens de  conteúdo não pago  em uma  página de resultados. Os principais aspectos do SEO incluem o seguinte:

SEO

  • Baseia-se no conhecimento limitado dos fatores  secretos de  classificação que  os mecanismos de pesquisa como o Google usam.
  • Os métodos de SEO  estão  mudando constantemente para acompanhar os algoritmos  em evolução que os mecanismos de pesquisa usam.
  • Os resultados orientados por SEO ficam sempre abaixo das pesquisas pagas.
  • O SEO  bem-sucedido  depende da criação de conteúdo útil, que tenha autoridade e seja confiável. Os profissionais de SEO tomam medidas  como as seguintes:
    • aumentar o número de páginas da Web externas vinculadas a uma página, também conhecidas como backlinks;
    • identificar e adicionar palavras-chave relevantes ao conteúdo;
    • expandir os sinais de confiança com base na segurança do site, no tráfego cumulativo do site e no envolvimento do usuário; e
    • garantir que o site forneça uma boa experiência do usuário (UX).

SEM

O SEM se concentra em grande parte no uso de publicidade paga para aumentar o tráfego por meio de serviços como anúncios do Google ou anúncios do Bing. A seguir estão os principais aspectos do SEM:

  • Baseia-se na análise de palavras-chave. Os departamentos de marketing identificam termos de palavras-chave que podem atrair usuários para uma página da Web. Como  os profissionais de SEO,  os profissionais de marketing de  mecanismos de pesquisa de pesquisa  usam  análises e ferramentas de pesquisa de palavras-chave  para identificar frases-chave   que o público está procurando. Em seguida, eles compram espaço publicitário nas páginas de resultados  do provedor do mecanismo de  pesquisa para os termos de pesquisa que desejam
  • Os resultados da pesquisa paga por SEM ficam no topo da SERP, sempre acima dos resultados orgânicos do SEO
  • O SEM se beneficia de páginas da Web que são fáceis para os rastreadores da Web   verificarem  e incluem  sinais de confiança,  como links para outros sites.

SEM e SEO são duas abordagens diferentes para classificar o conteúdo nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa.

Como funciona o SEM

Os profissionais de   marketing de mecanismos de pesquisa  primeiro identificam palavras-chave  com grandes volumes  de  pesquisa e, em  seguida, compram espaço publicitário nas SERPs para essas palavras-chave.

Essas campanhas pagam por clique (CPC), o que  significa que o profissional de marketing paga ao  provedor do mecanismo de pesquisa toda vez que um usuário clica em seu anúncio. Para as organizações que vendem produtos e serviços, a receita gerada pelos clientes que  compram produtos que acessam  por meio do anúncio SEM deve superar o custo do PPC.

Os anúncios SEM são colocados no topo de uma SERP, acima dos resultados orgânicos gerados pelo SEO.

CMS: os benefícios no Marketing online

CMS é um sistema online que facilita a vida dos profissionais do Marketing e outras áreas. Se trata de um sistema de gestão de conteúdo.

Um sistema de gerenciamento de conteúdo serve para criar, gerenciar e otimizar a experiência digital de seus clientes.

Mais especificamente, um CMS é um aplicativo de software que permite aos usuários colaborar na criação, edição e produção de conteúdo digital: páginas da web, postagens em blog etc.

Você lança conteúdo digital para um sistema mais robusto que é essencial para gerenciar uma experiência digital geral em vários canais diferentes, como e-mail, aplicativos móveis, mídia social, sites e muito mais.

Qualquer solução básica para gerenciamento de conteúdo da Web ajuda você a carregar ou escrever conteúdo, formatá-lo, adicionar títulos e imagens e fazer várias coisas de bastidores, como SEO.

Mas em um mundo centrado no usuário com vários dispositivos, isso não é suficiente. O marketing digital evoluiu, concentrando-se mais profundamente na experiência do cliente, incorporando aplicativos móveis, a Internet das Coisas e muito mais.

Tudo isso depende de um sistema de gerenciamento de conteúdo da web que separa o gerenciamento de conteúdo da apresentação de conteúdo.

Existem muitos sistemas hoje, seja público, ou proprietário. O mais largamente usado no mundo é o WordPress dada a sua facilidade de uso, quantidade de pessoas e soluções que o suportam e, principalmente, a infinidades de funções que ele possui, quase infinitas.

CTA

Uma chamada para ação (CTA) é um termo de marketing digital que se refere ao próximo passo que um profissional de marketing deseja que seu público ou leitor dê.

O CTA pode ter um link direto para as vendas. Por exemplo, pode instruir o leitor a clicar no botão comprar para concluir uma venda ou pode simplesmente levar o público a se tornar um consumidor dos produtos ou serviços dessa empresa.

O CTA pode sugerir que o leitor assine uma newsletter que contenha atualizações de produtos, por exemplo. Para ser eficaz, um CTA deve ser óbvio e deve seguir imediatamente a mensagem de marketing.

As chamadas para ação podem ser diretas, como um botão que diz “Compre agora” ou um CTA mais suave, como “Leia mais”.

Por meio de práticas como testes A/B, os profissionais de marketing podem aprender quais CTAs são mais eficazes para levar o público a realizar uma ação específica.

A natureza do CTA varia de acordo com o meio de publicidade. Por exemplo, um anúncio de televisão para uma organização de caridade pode terminar com um CTA que direciona as pessoas a ligar para um número 1-800 ou visitar uma página da web, enquanto o boletim eletrônico mensal de uma instituição de caridade pode conter apenas um botão “doe agora” no corpo .

Nesse sentido, existem apelos à ação rígidos e flexíveis, dependendo de onde o cliente está na jornada para comprar um produto. Por exemplo, uma chamada à ação mais suave como cliente é simplesmente aprender sobre um novo produto ou marca que pode convidá-los a aprender mais. Outros CTAs mais diretos têm linguagem como “compre agora”.

CTAs e testes A/B

Os anunciantes descobriram que os dados do CTA representam uma excelente oportunidade para o teste A/B, que testa a eficácia dos métodos de marketing. O texto e a aparência são importantes para as conversões.

As pessoas que evitam o termo “avaliação gratuita” às vezes reagem de maneira diferente a “experimentar” ou “acessar agora”. Particularmente no marketing digital, é possível fazer testes quase em tempo real, ajustando o CTA à medida que os dados sobre as taxas de cliques chegam.

Um CTA pode ser o ponto culminante de um anúncio ou apenas uma etapa do processo. Os filtros de vendas onde os leads são coletados, cultivados e convertidos terão vários CTAs.

Por exemplo, o processo pode começar com um CTA para o cliente em potencial tentar uma assinatura de avaliação e continuar com vários CTAs intermediários para incentivar uma atualização.

Isso pode ser seguido por um CTA “final” para manter o acesso se o lead não tiver sido convertido. Em seguida, pode haver um CTA adicional enviado dentro de um determinado período após o “último” CTA com um desconto ou outro atrativo para o prospect. Cada ação de CTA pode ser redigida de forma diferente com base no último CTA que o cliente em potencial ignorou e no feedback de todos os clientes em potencial dos testes AB.

O marketing digital usa feedback analítico para ajustar a aparência e a frequência dos CTAs. A mídia impressa e outras mídias tradicionais carecem de mecanismos de feedback que possam corresponder a esse imediatismo, mas ainda há públicos que podem ser alcançados usando esses canais tradicionais. Seja digital ou tradicional, é difícil transformar a audiência em clientes se um anúncio não tiver um CTA claro.

CPC – Custo por clique

Custo por clique, ou CPC, é o valor que você paga por cada clique em um de seus anúncios em plataformas como o Google Ads ou o Microsoft Ads.

Seu custo por clique é determinado por vários fatores, incluindo seu lance máximo, seu Índice de qualidade e a classificação do anúncio de outros anunciantes que fazem lances para a mesma palavra-chave  , conforme ilustrado abaixo  :

O CPC é uma métrica importante porque esses cliques e custos se somam rapidamente.  Se o seu CPC for muito alto, você não poderá obter retorno sobre seu investimento em publicidade (ROI).

Quais as principais estratégias de Marketing Digital em 2023

Existem diversas estratégias que podem ser usadas sozinhas ou em conjuntos no Marketing Digital e alavancar as vendas de seu negócio em 2023.

A questão é que essas estratégias precisam ser bem definidas para terem resultados satisfatórios.

Por exemplo, é praticamente impossível uma empresa ter resultados excelentes se baseando somente em conteúdo orgânico, pois como dissemos anteriormente, o algoritmo do Google está cada vez mais dificil de desvendar e a concorrência é infinita.

Por outro lado, é financeiramente inviável uma empresa pequena depender de anúncios pagos, pois com o valor do dólar as campanhas do Google Ads não costumam ser baratas se você quiser ter resultados expressivos.

Assim, só de ler esses dois parágrafos já dá para entender que um mix dessas duas estratégias, se bem-feitas, trarão um bom resultado levando em conta o custo x benefício.

Mas essas são apenas duas estratégias, existem muitas outras que você precisa conhecer para trabalhar bem com o Marketing Digital. Por exemplo: você domina as redes sociais? É capaz de criar um anúncio no Facebook/Instagram Ads? Sim, tudo isso são boas estratégias para vender mais em 2023. Vamos conversar um pouco sobre algumas delas.

Inbound Marketing

O Inbound marketing é uma estratégia que tem como foco a criação estratégica de conteúdo que se alinha com as necessidades de seu público-alvo e inspira relacionamentos de longo prazo com os clientes.

Seus clientes só são seus clientes porque você forneceu ou fornece soluções para seus problemas. É disso que se trata o inbound marketing – fornecer soluções que seu público-alvo está procurando.

Essas soluções podem vir na forma de muitos tipos diferentes de conteúdo em todas as suas diferentes plataformas, projetadas para se conectar com potenciais compradores em diferentes estágios do ciclo de compra.

No Inbound Marketing, o profissional tenta indiretamente conversar com seu cliente, fazer de tudo para ele ser atraído e criar um vínculo. Baseado nesse vínculo, ele vai levar o cliente a fazer uma conversão.

Abaixo listamos alguns tipos de conteúdos que são considerados Inbound Marketing, mas essa estratégia de Marketing Digital não se limita a isso. Afinal, o Inbound marketing é sobre ser criativo e atender às necessidades do seu público.

  • Postagens no Blog
  • E-books e White Papers
  • Infográficos
  • Vídeos
  • Seminários on-line
  • Artigos de Notícias
  • Investigação
  • Redes Sociais
  • Compartilhamento de slides

Marketing de conteúdo

O Marketing de conteúdo é a principal estratégia onde aplicamos o já citado SEO. É muito trabalhoso e exige muitas técnicas por parte do produtor de conteúdo, mas empresas que conseguem se firmar nessa estratégia, tem uma vantagem frente a concorrência: ela perdura por anos, é como se fosse um investimento, o conteúdo fica lá gerando engajamento e leads por tempo indeterminado. É chamado de conteúdo “Evergreen”.

Embora o marketing de conteúdo às vezes exija  muito  trabalho em  inúmeras plataformas para ser bem-sucedido (pense em artigos de blog, vídeos, guias, ebooks, podcasts, estudos de caso e muito mais), certamente vale a pena  o  esforço.

Quando feito corretamente, o marketing de conteúdo beneficia sua empresa das seguintes maneiras:

Melhor classificação nos mecanismos de pesquisa e mais  tráfego orgânico

O marketing de conteúdo pode  ajudar seu site a ter uma classificação mais alta nos  mecanismos de pesquisa para as palavras-chave e frases que os compradores usam durante o  processo de pesquisa, especialmente quando você pode acessar as  perguntas.  seus compradores estão perguntando.

Isso, por sua vez, gera mais tráfego orgânico e leads mais qualificados para o seu site.

Como explicado no  livro  de  Marcus Sheridan, They Ask, You Answer, as  melhores estratégias de  marketing de  conteúdo estão obcecadas em responder a todas as  perguntas que seus compradores fazemespecialmente as difíceis.

Recomendamos começar com artigos que chamamos de The Big 5 e, em seguida,  refinar seu conteúdo em torno de  pesquisas de palavras-chave  específicas (do Semrush, Surfer ou outras ferramentas  de palavras-chave).

Melhores conversões (mais leads)

Quando você cria conteúdo de alta qualidade e completo, como artigos e páginas principais, que respondem às perguntas do seu leitor e os ajudam a resolver seus problemas, você cria confiança com os seus leitores e meio que os empurra para mais perto de se tornarem seus clientes, é uma relação ganha-ganha.

Isso ocorre porque os consumidores verão sua empresa como um  recurso útil, em vez de apenas uma marca para obter seu dinheiro. Isso ajuda mais pessoas a se sentirem à vontade para preencher formulários em seu site (o que significa mais conversões).

Maior engajamento

O  marketing de conteúdo eficaz não apenas ganha mais  cliques e visualizações, mas também mantém os  visitantes rolando e clicando para visualizar mais páginas. Em outras palavras, um conteúdo melhor mantém os clientes em potencial em seu site e engajados com sua marca por mais tempo.

Não só um ótimo conteúdo ajuda a construir relacionamentos mais fortes com os clientes, mas os mecanismos de pesquisa percebem e pesam isso em sua classificação.

Ciclos de vendas encurtados

Um ótimo marketing de conteúdo também pode ajudar a encurtar os ciclos de vendas. Isso ajuda os leads a se tornarem mais qualificados e educados (e mais propensos a fechar   mais rapidamente). Mas você também pode criar conteúdo  de capacitação de  vendas projetado especificamente para  ajudar a fechar mais negócios para sua  equipe de vendas.

Usando uma estratégia de  marketing  de conteúdo  que chamamos de  venda de atribuição,  os representantes  de vendas usam intencionalmente conteúdo educacional  sobre seus produtos e  serviços para resolver preocupações e responder às perguntas  de  clientes em potencial antes de uma  conversa de vendas.

Menor custo geral e maior ROI

O marketing de conteúdo custa 62% menos do que os métodos tradicionais de marketing,  como  publicidade paga, banners, outdoors e comerciais,  de  acordo com  relatórios da Demand Metric.

Isso ocorre porque o marketing  de  conteúdo aproveita ferramentas  de baixo ou nenhum custo,  como blogs, SEO e mídias sociais.

Embora pagar um  profissional experiente  e qualificado para possuir sua  estratégia de conteúdo possa ter  um  custo significativo, o trabalho se baseia  em si mesmo e gera  um  ROI maior ao longo do tempo.

Cria confiança com o público

Quando sua empresa se concentra em educar (em vez de vender) a seus clientes em potencial, você tem a capacidade de mostrar sua experiência e humanizar sua marca.

Isso ajuda a criar confiança com seu público-alvo – e a confiança é a chave para um crescimento significativo.

Blog

Os Blogs ainda são muito usados em estratégias de Marketing Digita
Os Blogs ainda são muito usados em estratégias de Marketing Digital (imagem: Pexels)

O Blog é uma estratégia de marketing digital que podemos dizer que está dentro do “guarda chuva” do Marketing de conteúdo, afinal, ele é um modo de aplicar essa técnica,

Mas quais são as vantagens de manter um blog? A primeira coisa é a simplicidade, a segunda é a fidelização e confiança do seu futuro cliente.

Através de plataformas simples de CMS, absolutamente qualquer pessoa pode editar e manter um Blog. A única preocupação é mesmo com o conteúdo.

Porém, blogs são muito valorizados pelos mecanismos de buscas, por normalmente são páginas extremamente leves, sem anúncios que atrapalham a experiência de leitura.

E o Google já avisou que é isso que eles procuram atualmente. Sendo assim, eles são uma maneira muito econômica de dar soluções para seu cliente e, de quebra, oferecer seus serviços.

Você pode inserir o Blog com uma seção do site da sua empresa, ou usar plataformas gratuitas como o Medium ou o Linkedlin Pulse, apenas citando alguns exemplos.

Redes Sociais

O marketing de mídia social é mais importante do que nunca no mundo digital de hoje. Com plataformas como Facebook, Twitter e Instagram, as empresas podem alcançar um público mais amplo com mais facilidade e rapidez do que nunca.

Além disso, o marketing digital com redes sociais permite que as empresas interajam diretamente com clientes e com clientes em potencial. Isso cria relacionamentos que podem levar ao aumento das vendas e clientes fiéis.

Além disso, as redes sociais fornecem às empresas informações valiosas sobre o comportamento e as tendências do cliente. Com todas essas vantagens, fica claro que o marketing de mídia social é uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida.

Os benefícios de fazer Marketing digital nas redes sociais

O marketing de mídia social pode ser uma maneira extremamente eficaz de promover seus negócios. Ao criar e manter uma presença em redes sociais populares, você pode alcançar um grande público de clientes em potencial com relativa facilidade.

Além do mais, fazer esse trabalho nas Mídias Sociais é relativamente acessível, tornando-o uma ótima opção para empresas de todos os tamanhos.

Quando usado de forma eficaz, o marketing digital aplicado nas redes sociais como Instagram e Facebook, pode ajudá-lo a criar reconhecimento de marca, gerar leads e aumentar as vendas.

Além disso, a mídia social pode ser uma ótima maneira de se conectar com seus clientes existentes e criar uma comunidade de defensores leais da marca. Com tantos benefícios, não é de admirar que as estratégias de marketing digital aplicadas nas redes sociais seja uma das estratégias de marketing mais populares.

Como usar o Marketing Digital nas redes sociais de maneira eficaz

Para tirar o máximo proveito do marketing de mídia social, é importante usá-lo de forma eficaz. Existem algumas coisas importantes a serem lembradas ao usar o marketing de mídia social para o seu negócio.

Primeiro, é importante criar conteúdo atraente e de alta qualidade que atraia seu público-alvo. Esse conteúdo deve ser visualmente atraente e informativo e deve ajudar a promover sua marca de maneira positiva.

Também é importante ser ativo nas mídias sociais, interagir com seus seguidores e responder prontamente a comentários e perguntas.

Isso ajudará a construir relacionamentos com clientes potenciais e existentes e criar um senso de lealdade à marca. Por fim, é importante monitorar sua atividade de mídia social e acompanhar seus resultados para que você possa ajustar sua estratégia conforme necessário.

Seguindo essas dicas, você pode usar o marketing de mídia social para promover seu negócio e alcançar os resultados desejados com sucesso.

Sem dúvidas que usar técnicas de marketing digital nas redes sociais é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a levar seus negócios para o próximo nível. Se você ainda não está utilizando, agora é a hora de começar.

Com seu vasto alcance potencial, capacidade de construir relacionamentos e capacidade de gerar vendas, o marketing de mídia social é uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida.

Ferramentas para usar no Marketing Digital

Como já dissemos nesse guia, o Marketing Digital é totalmente ligado com a tecnologia, sendo assim, para se desenvolver nessa área e trabalhar de maneira eficaz, é preciso conhecer profundamente diversas ferramentas que podem ser usadas.

Assim como a tecnologia em geral, a indústria envolta do Marketing Digital está em constante evolução. Isso é bom, porque uma há uma infinidade de ferramentas, plataformas e aplicativos por aí para ajudar a levar seus esforços digitais para o próximo nível.

Mas aqui vai uma nota de cautela: essa ferramentas podem sim economizar o seu tempo, mas descobrir e testar as várias opções pode ser assustador e confuso, especialmente em uma indústria em constante mudança com muitas tendências emergentes.

Mas calma, você está no lugar certo: reunimos abaixo algumas das ferramentas que nós aqui da agência Naweb Marketing já usamos, bem como algumas que estamos de olho.

Separamos em 8 diferentes tipos:

  1. Ferramentas de Marketing para redes sociais
  2. E-mail Marketing / Ferramentas de automação de marketing
  3. Ferramentas de SEO (Search Engine Optimization)
  4. Pesquisa Paga e Ferramentas Sociais
  5. Ferramentas de dados e análises
  6. Ferramentas de Gestão de Marketing
  7. UX e Ferramentas de Design
  8. Ferramentas de Marketing de Vídeo

1. Ferramentas de Marketing para Redes Sociais

Há uma infinidade de ferramentas e aplicativos que suportam o marketing digital dentro das redes sociais, e já vimos no tópico anterior a importância de usar essa estratégia.

Com elas você conseguirá fazer a descoberta, gerenciamento e agendamento de conteúdo. Com o marketing em redes sociais sendo agora essencial para todas as marcas e negócios, o desenvolvimento de uma estratégia pare redes sociais que impulsione o reconhecimento da marca e o ROI é essencial para o sucesso.

Hootsuite

O Hootsuite é uma plataforma de gerenciamento de mídia social que permite gerenciar conteúdo para Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest e YouTube a partir de um painel integrado.

A partir da plataforma centralizada, os profissionais que trabalham com Marketing Digital para redes sociais, podem agendar conteúdo, monitorar palavras-chave e menções à marca e gerar relatórios altamente visuais.

BuzzSumo

A plataforma BuzzSumo ajuda você a descobrir qual conteúdo é popular por tópico. É a ferramenta perfeita para profissionais de marketing de conteúdo, permite que você descubra novas palavras-chave e encontre tópicos de tendências.

À medida que você pesquisa por tópicos de tendências e palavras-chave, você também pode reunir ideias de conteúdo compartilháveis que serão de valor para o seu público. Ele também permite que você encontre facilmente influenciadores para seguir e se conectar em seu campo.

mLabs

MLab é uma plataforma que oferece serviços de banco de dados NoSQL baseados em nuvem para aplicativos web e móveis. É especialmente projetado para trabalhar com MongoDB, um banco de dados documental popular. Com MLab, você pode gerenciar facilmente seus bancos de dados MongoDB, incluindo backups automáticos, monitoramento de desempenho, escalabilidade e suporte ao cliente. Além disso, MLab oferece acesso a recursos avançados, como análise de dados e segurança da informação.

2. E-mail Marketing / Ferramentas de automação de marketing

Existem muitas plataformas e ferramentas que podem ajudar no planejamento e execução de campanhas de marketing por e-mail.

Campaign Monitor

O Campaign Monitor é um aplicativo Web que permite capturar dados para uma lista de discussão on-line, gerenciá-los e enviar boletins informativos eletrônicos em HTML para ela.

Outros recursos incluem jornadas de e-mail automatizadas e uma ferramenta de revisão de links que pesquisa automaticamente seus e-mails e sinaliza todos os hiperlinks quebrados ou desatualizados para sua atenção.

MailChimp

A clássica plataforma tudo-em-um de marketing, automação e marketing por e-mail, o MailChimp permite que você gerencie suas listas de discussão, crie modelos de e-mail personalizados e cultive e automatize todas as suas campanhas de marketing.

HubSpot

O HubSpot é uma ferramenta de alto perfil, focada em inbound marketing e na construção de uma sólida estratégia de marketing de conteúdo.

Esta é uma ótima ferramenta para ajudar com tudo, desde a curadoria de conteúdo até a otimização, bem como sistemas de agendamento social e automação de e-mail.

GetResponse

A GetResponse é uma plataforma de automação que facilita respostas automatizadas, segmentação de público, personalização, relatórios e análises.

Você também pode usar a plataforma para criar páginas de destino e formulários responsivos e e-mails automatizados com base em vários comportamentos de assinantes.

3. Ferramentas de SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é crucial para tornar seu site mais visível com muitas tendências emergentes.

Já explicamos em um tópico anterior o que é SEO e porque você deve usar como uma das principais estratégias de Marketing Digital. Porém é um assunto complexo e você precisa de ferramentas para te ajudar.

SEMrush

O SEMrush é usado para pesquisa de palavras-chave e dados de classificação on-line, incluindo métricas como volume de pesquisa e custo por clique.

A plataforma também coleta informações sobre palavras-chave on-line tiradas dos mecanismos de pesquisa do Google e do Bing.

Especializada em pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e otimização de campanhas do Google Ad, a plataforma permite melhorar a visibilidade on-line e descobrir insights de marketing.

Screaming Frog

Screaming Frog é uma ferramenta avançada de auditoria de sites de SEO que pode ser usada para rastrear sites pequenos e muito grandes.

O uso dessa ferramenta ajuda você a melhorar o SEO no local, extraindo dados para revisão e verificando problemas comuns de SEO.

Ahrefs

Ahrefs é um site rastreador da web que pode ser usado para destacar áreas fracas do seu site, acompanhar backlinks, descobrir classificações de palavras-chave e medir a saúde do SEO.

Você também pode usar o Ahrefs para realizar pesquisas de palavras-chave para o Google, YouTube e Amazon e encontrar conteúdo com bom desempenho (em termos de compartilhamentos sociais e / ou links) em um determinado tópico.

A principio se parece como SEMRush, porém, essa ferramenta tem mais foco nos backlinks, enquanto o SEMrush nas palavras chaves.

Moz

O Moz é um software de SEO e gerenciamento de dados que ajuda as empresas a aumentar o tráfego, a classificação e a visibilidade dos sites nos resultados de pesquisa.

A Moz oferece soluções de SEO de serviço completo, desde o rastreamento do site até as recomendações de palavras-chave.

Answer the Public

O Answer the Public é uma ferramenta sensacional. Ela não fornece dados de volume de pesquisas e etc, porém tem um foco que outras não tem: te mostrar o que as pessoas estão perguntando nos buscadores.

Atualmente, o grande foco do Google é responder o que as pessoas perguntam. O algoritmo está evoluindo a cada dia nessa direção, em achar as respostas certas para os usuários (e também os meios mais lucrativos a eles).

O Answer the Public faz identifica as perguntas que as pessoas estão fazendo e tem mostra em diversos gráficos e tabelas. Sendo uma ferramenta excelente para gerar ideias de conteúdo.

ChatGPT

O ChatGPT é uma ferramenta de Intêligência Artificial que, basicamente, te responde tudo.

Aqui um aviso, a tentação de apenas copiar as respostas dada e criar conteúdo é grande, porém, use apenas como ponto de partida. O Google já tem condições de identificar conteúdos gerados por IA.

4. Pesquisa Paga e Ferramentas Sociais

Gerenciar publicidade paga em mecanismos de pesquisa e redes sociais requer muita manutenção se você estiver procurando manter campanhas robustas comunicando muitas mensagens, use as ferramentas certa para isso.

Google Ads Editor

O Google Ads Editor é uma ferramenta gratuita para gerenciar campanhas do Google Ads, permitindo que você faça alterações em suas campanhas do Google Ads off-line e, em seguida, faça o upload das alterações para a plataforma.

Essa ferramenta é especialmente útil para contas do Google Ads com várias campanhas e longas listas de palavras-chave ou anúncios, permitindo que você use a edição em massa para fazer várias alterações rapidamente.

Bing Ads Editor

Ao gerenciar anúncios da Microsoft, o Bing Ads Editor permite pesquisar novas palavras-chave e lances e fazer edições, usando um aplicativo de área de trabalho para simplificar o gerenciamento de campanhas PPC.

A ferramenta permite que os anunciantes criem campanhas e façam alterações em massa nas campanhas antes de enviá-las ao vivo.

AdZooma

A plataforma AdZooma suporta profissionais de marketing digital com publicidade on-line, fornecendo ferramentas de publicidade intuitivas para gerenciar e otimizar o Google, o Facebook e o Microsoft Ads em um só lugar, permitindo que você gerencie várias contas sem mudar de plataforma.

Tarefas manuais e regulares também podem ser automatizadas por meio da plataforma com automação baseada em regras.

WordStream

WordStream é uma ferramenta de publicidade PPC que oferece serviços de gerenciamento de campanha e um software de marketing que ajuda as empresas a economizar tempo gerenciando campanhas PPC de alto desempenho.

Seu site também oferece ferramentas úteis e gratuitas e recursos de aprendizado relacionados à publicidade digital.

AdEspresso

O AdEspresso é uma ferramenta de publicidade que se concentra nos anúncios do Facebook, com funcionalidade para criar rapidamente várias versões de uma única campanha, gerenciar testes de divisão e obter informações valiosas do público.

Revealbot

Uma ferramenta de automação de anúncios digitais, o Revealbot trabalha para dimensionar e automatizar estratégias de anúncios para Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads e Snapchat Ads com regras de automação avançadas e personalizáveis.

Isso permite que os profissionais de marketing criem dezenas de variações de anúncios em escala, gerenciem-nas automaticamente e obtenham relatórios entre plataformas.

Você também pode impulsionar automaticamente suas melhores postagens no Facebook e criar anúncios de mídia social em massa com várias variações com testes automatizados A / B e multivariados.

5. Ferramentas de dados e análises

Dados e análises são uma área que está passando por grandes mudanças, com dados primários agora mais importantes do que nunca.

Google Analytics

O Google Analytics é um serviço de análise da web oferecido pelo Google que rastreia e relata o tráfego do site, permitindo que você identifique tendências e padrões em como os visitantes se envolvem com seu site.

Os recursos disponíveis permitem a coleta, análise, monitoramento, visualização, emissão de relatórios e integração de dados com outros aplicativos. Em 2022, a interface conhecida como Universal Analytics está sendo substituída pelo Google Analytics 4 (GA4) que usam o Universal Analytics.

Kissmetrics

A Kissmetrics é uma plataforma de análise baseada em pessoas que rastreia visitantes individuais do seu site, permitindo que você entenda a jornada completa do usuário de cada cliente e vincule todas as ações em seu site a uma pessoa, mesmo quando ela estiver usando vários dispositivos e navegadores.

Isso permite que os profissionais de marketing digital aumentem as taxas de conversão e identifiquem obstáculos na jornada do usuário.

Whatagraph

O Whatagraph permite que você acompanhe o desempenho de todos os seus canais em uma única ferramenta de análise de marketing.

A plataforma rastreia dados de análise de sites e sociais, combina-os e cria automaticamente relatórios visuais e envolventes que podem ser facilmente compartilhados.

DataBoards

O DataBoards é um serviço completo de análise e desenvolvimento que transforma dados brutos de diferentes softwares, planilhas e bancos de dados em insights valiosos que permitem que os profissionais de marketing tomem decisões melhores, informadas e mais rápidas.

Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita que permite que os profissionais de marketing criem painéis de relatórios que forneçam uma visão geral do desempenho de marketing.

Com um conjunto intuitivo de ferramentas de arrastar e soltar, os usuários podem criar relatórios profissionais usando uma seleção de modelos.

6. Ferramentas de Gestão de Marketing

Gerenciar campanhas de marketing digital requer colaboração, gerenciamento de projetos, pesquisa e paciência, e ferramentas que facilitam a comunicação, a colaboração e a atribuição de tarefas podem ajudar nisso.

Asana

A Asana é uma plataforma de gerenciamento de trabalho projetada para ajudar as equipes a organizar, acompanhar e gerenciar seu trabalho.

Por meio da Asana, as equipes podem ver o progresso do projeto, acompanhar tarefas individuais e visualizar seu progresso nos projetos.

Trello

O Trello é um aplicativo de criação de listas baseado na Web, ajudando as equipes a idealizar, planejar e gerenciar o trabalho de maneira colaborativa.

A estrutura da plataforma incentiva os usuários a organizar tarefas em colunas com base no status, como Tarefas, Em andamento e Concluído.

Slack

A comunicação é vital nos negócios, e o Slack está liderando o caminho para mudar o jogo para a colaboração.

É a principal plataforma de mensagens, com comunicação via canais (bate-papos em grupo) e mensagem direta (bate-papo pessoa a pessoa).

7. UX e Ferramentas de Design

Esta seção engloba a criação de conteúdo gráfico e ferramentas para ajudar a entender como os usuários interagem com seu site.

Canva

O Canva é uma plataforma de design gráfico fácil de usar que pode ser usada para criar gráficos de mídia social, apresentações, cartazes, documentos e outros conteúdos visuais.

O aplicativo inclui uma ampla gama de modelos gratuitos para os usuários usarem e adaptarem, bem como uma biblioteca de elementos gráficos e conteúdo de fotografia..

HotJar

O Hotjar é uma poderosa ferramenta de mapeamento de calor e análise de comportamento que revela o comportamento on-line dos usuários do seu site, ajudando você a monitorar e melhorar a experiência e o desempenho do usuário do seu site.

Infograma

Crie infográficos e relatórios envolventes com esta ferramenta de visualização intuitiva, com uma coleção de modelos projetados e a facilidade de adicionar cores, fontes e logotipo da sua marca.

Use esta ferramenta para converter facilmente dados em infográficos que podem ser publicados, incorporados ou compartilhados.

Clarity

O Clarity é uma ferramenta gratuita de análise de comportamento do usuário que ajuda você a entender como os usuários estão interagindo com seu site por meio de replays de sessão e mapas de calor.

O foco aqui está na experiência do usuário, para ajudar os profissionais de marketing a obter insights sobre como os usuários estão interagindo com seu site.

Google Optimize

O Optimize permite que você execute experimentos de sites para testar variantes de páginas da Web e veja como elas são executadas em relação a um objetivo especificado.

Ao testar continuamente diferentes combinações de conteúdo do site, os profissionais de marketing podem aumentar as taxas de conversão do visitante e a experiência e a satisfação geral do visitante.

8. Ferramentas de Marketing de Vídeo

Os vídeos são uma poderosa ferramenta promocional e, com a explosão de vídeos auto-gravados nas mídias sociais, as ferramentas que permitem que os profissionais de marketing façam vídeos sem contratar um profissional são cada vez mais essenciais.

Animoto

Este software de criação de vídeo permite que você combine suas fotos, clipes de vídeo e música para fazer vídeos de qualidade.

Os modelos fáceis de usar e os recursos de arrastar e soltar facilitam a criação de vídeos e a personalização de cores, fontes e transições. Para adicionar um toque final, você pode adicionar uma música licenciada da biblioteca de músicas do Animoto.

CapCut

O CapCut é um aplicativo editor de vídeo móvel gratuito que oferece acesso a recursos avançados de edição que complementam a linguagem visual e os recursos de edição do TikTok. O aplicativo é amigável e inclui muitos recursos que são ideais para a criação de vídeo social.

Cursos de Marketing Digital gratuitos

Se você leu todas essas dicas que demos acima, nada melhor do que fechar nosso guia com dicas de cursos gratuitos de Marketing Digital, para você entrar de vez nesse mundo.

1. Coursera – Marketing Digital para iniciantes

Esse curso é desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e distribuído pela plataforma Coursera.

Ele é pensado para iniciantes na área do Marketing Digital. Irá aprender coisas básicas, muitas já faladas nesse artigo. É mostrado conceitos como o que é ROI, SEM, SEO, funil de vendas e outras técnicas.

Além disso, você também verá o básico sobre Google Adwords, Google Analytics, Facebook Ads e outras coisas como e-mail marketing.

 2. Udemy – Marketing Digital para Iniciantes

A Udemy, famosa plataforma de cursos online com preço bem baixos, possui diversos cursos de Marketing Digital.

Esse curso de Marketing Digital em questão foi desenvolvido pela agência Mirago e tem um rico conteúdo em 7 horas de vídeo. Vale a pena para quem quer ter uma boa base sobre Marketing Digital.

Diferente do primeiro, ele foca mais em conceitos de vendas. Você verá assuntos como jornada de compras, conversão de leads, métricas, tráfego pago, SEO e outros tópicos.

 3. Sebrae – Marketing Digital: planejar para vender pela internet

Para quem quer levar a sério o Marketing Digital e trabalhar com isso, o Sebrae tem um bom curso para planejar sua microempresa, ver quais as oportunidades de trabalho e muito mais.

O curso é curto, tem duas horas de duração, e pode ser feito diretamente no WhatsApp ou Telegram.

 4. HubSopt – Inbound Marketing

Como sugere o nome,  esse curso de Marketing Digital da Hubsoft é focado no Ibound Marketing e apresenta assuntos bem bacanas sobre Marketing de conteúdo, estratégias para redes sociais, estimulação de leads e muito mais.

O curso tem duração de 5 horas e com direito a certificação no final.

 5. Rock University – Marketing de Conteúdo

Focado no Marketing de conteúdo, o curso da Rock Content University é destinado para quem não tem nenhuma experiência na área.

Ele possui 3 horas de duração, separados em 11 módulos com 30 lições.

Nesse curso, você irá aprender a estruturar seu público-alvo, criar uma persona para a empresa, escolher os canais para distribuição, a qualidade do conteúdo de um blog, fazer a divulgação em redes sociais e muito mais.

6. E-Dialog – Gestão de Redes Sociais

Esse curso já é mais focado para a parte de redes sociais, para quem pretende trabalhar com gestão de marcas ou pessoas.

curso de Gestão de Redes Sociais da E-Dialog possui 4 horas de duração.

7. Endeavor – Introdução ao Marketing para Empreendedores

Para quem pretende trabalhar como Marketing Digital ou mesmo para quem já trabalha mas não vem tendo sucesso, esse curso é para quem deseja melhorar as vendas de serviço.

curso de Introdução ao Marketing da Endeavor tem 4 horas e abrange ponto como criar uma estratégia de marketing, criar um posicionamente da sua marca, engajar clientes com ferramentas de propaganda e publicidade, divulgação da marca e mais.

8.  Google Ateliê Digital – Noções básicas de Redes Sociais

O Google oferece o curso de Noções Básicas de Redes Sociais na plataforma teliê DigitalComo sugere o nome. É uma noção bem básica, tanto que o curso tem menos de uma hora de duração.

Verá brevemente uma visão geral de cada de

O seu objetivo é trazer uma visão geral de cada rede social. Além disso, como elas podem ser pontos-chave na criação da sua estratégia de marketing digital.

9. Rock Universty – Produção de Conteúdo para Web

Com pouco mais de duas horas de duração, o curso de Produção de Conteúdo para Web da Rock University foca em algumas dicas e técnicas para a produção de conteúdo no Marketing Digital.

Você verá com planejar e produzir conteúdo na internet, conceitos de palavras chaves long tail e head tail, personas, mecanismos de buscas, como fazer conteúdo atraente e muito mais.

10. HubSpot – E-mail Marketing

Uma boa estratégia de Marketing digital deve incluir e-mail marketing para gerar leads. O curso de E-mail Marketing da HubSpot tem mais de três horas de duração e abrange várias técnicas dessa estratégia.

Porém, esse curso não tem tradução/dublagem para o português, está disponível em inglês, alemão e francês.

11. Tera – Digital Marketing Essentials

Quem procura um curso gratuito mais completo, esse é uma boa escolha. Ele tem mais de 10 horas de vídeos.

Curso Digital Marketing Essentials da Tera traz uma visão geral do mercado do marketing digital no Brasil.

12. RD University – Marketing Digital

curso de Marketing Digital da RD University tem 5 horas e 30 minutos de duração, com direito a certificado de conclusão.

É um curso bem completo e aprofundado, tanto para iniciantes como para quem já trabalha na área. Há conteúdo ensinando sobre e-mail marketing, redes sociais, SEO, produção de conteúdo e muito mais.

13. SemRush Academy – SEO Fundamentals Course with Greg

curso SEO Fundamentals da SemRush é focado em SEO. O especialista Greg Giffors aborda diversos aspectos técnicos da área, como o funcionamento dos motores de busca, link Building, otimização de sites mobile, SEO local e muito mais

14. Google Ateliê Digital – Plano de Redes Sociais

Mais um curso do Google aprofundado em Redes Sociais. Ensina como fazer um plano de publicações a longo prazo, fazer a mensuração das redes sociais, erros comuns e etc.

É curto, com menos de uma hora de duração. É bem básico.

15. Rock University – Inbound Marketing

Com duas hora de duração, esse curso foca em vendas.

O curso de Inbound Marketing da Rock University é fundamental para quem quer ter uma estratégia sólida para trabalhar.

Aborda assunto como metodologias de inbound marketing e como gerar mais vendas, como produzir conteúdo relevantes para clientes finais e muito mais.

16. Rock University – Copywriting

O curso de Copywriting da Rock University foca nos segredos de produção de conteúdos que engajam e prendem os clientes, fazendo assim as conversões acontecerem.

Vai ensinar conceitos do copywriting como gatilhos mentais, escrita persuasiva, formatos de texto, técnicas jornalísticas e muito mais.

O que faz o Marketing Digital?

O Marketing Digital é uma forma de promover produtos ou serviços através da utilização de plataformas digitais e tecnologias na internet. Ele inclui estratégias de publicidade, relações públicas, análise de dados, otimização de mecanismos de busca (SEO), marketing de conteúdo, marketing de mídia social, email marketing, entre outras.

O objetivo do Marketing Digital é aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca, gerar leads, aumentar as conversões e fidelizar clientes. É uma área em constante evolução, que exige adaptabilidade e conhecimento dos recursos e tendências digitais para alcançar resultados eficazes.

O que é preciso para trabalhar com Marketing Digital?

Para trabalhar com Marketing Digital, é importante ter uma combinação de habilidades técnicas e criativas. Algumas das competências que são valorizadas nesta área incluem:

  • Conhecimento de estratégias de Marketing Digital: é fundamental entender as diferentes estratégias de Marketing Digital, como SEO, marketing de conteúdo, email marketing, marketing de mídia social, entre outras, e como elas se complementam entre si.
  • Conhecimento de análise de dados: é importante ser capaz de coletar, analisar e interpretar dados para aprimorar as campanhas de marketing e avaliar o desempenho.
  • Criatividade: é importante ter habilidades criativas para criar campanhas de marketing atrativas e eficazes, sejam elas em forma de vídeos, imagens, gráficos, entre outros.
  • Habilidade de escrita: é fundamental ter boa capacidade de escrita para criar conteúdo atraente e persuasivo, seja para o site, e-mails ou redes sociais.
  • Conhecimento de plataformas digitais: é importante estar familiarizado com as principais plataformas digitais, como Google, Facebook, Instagram, entre outras, e como usá-las para atingir o público-alvo.
  • Conhecimento de tecnologia: é importante ter conhecimento básico de tecnologia e programação para compreender como as plataformas digitais funcionam e otimizá-las.

Além disso, é importante ter boas habilidades de comunicação, trabalho em equipe, flexibilidade e capacidade de se adaptar a mudanças constantes no mundo digital. A formação em Marketing, Publicidade ou Comunicação Digital pode ser uma boa base, mas muitos profissionais de Marketing Digital aprendem através da experiência e da autodidaxia.

É possível ganhar dinheiro com Marketing Digital?

Sim, é possível ganhar dinheiro com Marketing Digital. Existem diversas maneiras de monetizar o conhecimento e as habilidades em Marketing Digital, incluindo:

  • Trabalhar como freelancer ou consultor: você pode oferecer serviços de Marketing Digital para empresas ou indivíduos, cobrando por hora ou por projeto.
  • Criar um negócio próprio: você pode criar uma agência de Marketing Digital e oferecer serviços para outras empresas.
  • Vender produtos digitais: você pode criar e vender produtos digitais relacionados ao Marketing Digital, como cursos online, e-books, webinars, entre outros.
  • Trabalhar como profissional de Marketing Digital: você pode se candidatar a posições de trabalho em empresas que precisem de profissionais de Marketing Digital, com salários variáveis ​​de acordo com a região, tamanho da empresa e suas habilidades.

O Marketing Digital é uma área em constante crescimento e evolução, e existem muitas oportunidades para quem tem conhecimento e habilidades nesta área. No entanto, é importante lembrar que o sucesso financeiro vai depender de fatores como dedicação, trabalho duro, habilidades e experiência.

É difícil trabalhar com marketing digital?

Assim como qualquer outra área, trabalhar com Marketing Digital pode ter seus desafios. No entanto, a dificuldade pode variar dependendo das habilidades e experiência do profissional. Alguns dos desafios comuns na área de Marketing Digital incluem:

  • Atualização constante: O mundo digital é muito dinâmico e está sempre mudando, o que exige que os profissionais de Marketing Digital estejam sempre atualizados e aprendendo coisas novas.
  • Concorrência acirrada: Com o crescimento do Marketing Digital, a concorrência na área também aumentou, o que pode tornar mais difícil conseguir clientes ou empregos.
  • Habilidades técnicas: é importante ter habilidades técnicas, como conhecimento de análise de dados e programação, para ter sucesso no Marketing Digital.
  • Jugo do alcance orgânico nas redes sociais: as redes sociais estão constantemente mudando as suas políticas de alcance orgânico, o que pode afetar a eficácia de suas estratégias de marketing.

No entanto, trabalhar com Marketing Digital também pode ser muito gratificante e oferecer muitas oportunidades de crescimento profissional e financeiro. Além disso, é uma área em constante evolução, o que significa que sempre há espaço para aprender e crescer. Portanto, a dificuldade de trabalhar com Marketing Digital vai depender muito da habilidade e dedicação de cada pessoa.

Quanto ganha um profissional de Marketing Digital?

O salário de um profissional de Marketing Digital pode variar amplamente, dependendo de vários fatores, incluindo:

  • Região: o salário pode variar de acordo com a localização geográfica, com regiões mais desenvolvidas tendo salários mais elevados.
  • Nível de experiência: profissionais com mais experiência tendem a ter salários mais altos do que aqueles com menos experiência.
  • Habilidades especializadas: profissionais com habilidades especializadas, como conhecimento avançado em análise de dados ou programação, tendem a ganhar mais do que aqueles com habilidades mais genéricas.
  • Tamanho da empresa: grandes empresas tendem a pagar mais do que pequenas empresas ou startups.

De maneira geral, o salário médio de um profissional de Marketing Digital no Brasil é