O que são SERPs e como funcionam

Para quem está adentrando ao mercado digital agora, saber o que são as SERPs é uma obrigação. Uma vez que todas as empresas que estão migrando para o marketing digital, tornar-se uma das opções de destaque nos buscadores mais utilizados do mundo é algo essencial, mas isso só é possível com a utilização dos recursos SERP.

O que são SERPs

A SERP (Search Engine Results Page, em inglês ) é um recurso utilizado no Google para trazer melhores resultados de busca para os usuários que possuem uma necessidade. 

Esses resultados possuem um apelo maior uma vez que o mesmo classifica ao usuário as páginas que estão em condições de melhorar o resultado de busca do usuário final e que o mesmo possa solucionar o seu problema na página escolhida.

o que são SERPS
Imagem: Naweb Marketing

Acontece que esses resultados de busca não se limitam a apenas links de sites com uma breve descrição de conteúdo, mas um conjunto de outros materiais que podem roubar ainda mais a atenção do usuário e, inconscientemente, fazer o clicar sobre o conteúdo que se destaca mais em seus olhos.

Essa é uma estratégia do Google para aprimorar os resultados de busca e permitir que os usuários possam ver o conteúdo que irão acessar antes mesmo de clicar sobre um dos sites. Sendo assim, o principal objetivo da SERP é entregar o resultado mais relacionado a palavra-chave utilizada pelo usuário.

Através de resultados que utilizam o SEO adequadamente, o mecanismo de busca do Google consegue e irá identificar quais desses resultados são mais atrativos para o seu usuário e, dessa forma, entregar a opção que mais satisfaça a sua necessidade.

Como funciona a SERP?

Os recursos atribuídos a SERP trazem os melhores resultados na pesquisa realizada através da plataforma do Google, onde é possível que o mecanismo utilize diversos fatores visuais que irão dar o destaque que o usuário final precisa para conseguir encontrar o melhor resultado.

Essa classificação é tomada através de resultados que adotem o SEO como um mecanismo de para a criação de conteúdo e, pontuem o máximo exigido pela plataforma de modo a ter um destaque maior como o resultado que se espera para o usuário final.

Existem diversos tipos de resultados que as SERPs podem surgir na tela do usuário, que podem incluir a utilização de imagens, vídeos, locais, tweets, respostas em sites e outras plataformas de resultado. Todo esse conjunto de resultados formam a SERP features, o que constrói uma plataforma de melhor resultado e que possui um estudo a respeito do comportamento do ser humano.

Quais as principais SERP features?

Os elementos que constroem a SERP features são todos aqueles conteúdos que você vê após realizar uma pesquisa no buscador do Google. 

É muito provável que você tenha visto muitos dos elementos que são utilizados nessa features do Google, uma vez que a plataforma tem buscado cada vez mais recursos para melhorar as pesquisas dos usuários.

Você encontra diversos desses recursos misturados com aos resultados orgânicos em base a palavra-chave que tenha pesquisado no Google, esses que vão muito além de apenas resultados em imagens.

A seguir mostraremos algumas das ferramentas utilizadas no Google para aumentar os resultados de busca do usuário e facilitar a sua navegação para um site que possa solucionar o seu problema.

Imagens como resultados de busca

busca por imagem na SERP
Imagem: Naweb Marketing

As imagens tendem a aparecer em destaque quando uma pesquisa de uma determinada palavra-chave tende a ser mais acessada por meio de imagens. 

Um exemplo bem claro do seu uso é quanto a pesquisa de determinados itens, seja eles veículos, bolsas, monitores ou qualquer outro recurso que tende a ser pesquisado em sua maioria na seção de imagens do Google.

As imagens são apresentadas de duas formas, em fileira como em um carrossel mais abrangente ou como uma pequena galeria de imagens com a opção de ver todos os resultados logo a baixo. 

As imagens tendem a aparecer em destaque ocupando o primeiro bloco de resultados das pesquisas no Google, mas, também, podem aparecer na parte inferior dos resultados orgânicos.

Assim que selecionado a imagem que se destacar aos olhos do usuário, o Google exibirá uma janela suspensa no lado direito da página, onde será possível ver a descrição da imagem e o site onde a mesma fora postada originalmente.

Anúncios do Google Adwords

Os anúncios no Google Adwords são outra forma de aparecer em destaque nos resultados de busca de uma determinada palavra-chave. Esse espaço é reservado para aquelas empresas que pagam para serem exibidas nas primeiras filas de uma determinada palavra-chave.

Quando utilizada determinada palavra-chave, a SERP irá mostrar o resultado da empresa que contratou o Ads para ficar em destaque ou dentre os resultados orgânicos. Quando selecionado para aparecer no topo dos resultados orgânicos, o site da empresa irá aparecer com a tag de “Anúncio” em verde, logo ao lado do link da página.

Featured Snippets

A Featured Snippets (trechos em destaque, em português) possuem uma característica mais diferenciada que as citadas acima, mas a sua estrutura visual muda a cada resultado da palavra-chave utilizada. A sua aparição vem acima dos resultados orgânicos da SERP e, geralmente, são as mais acessadas pelos usuários.

A sua principal característica, além de ser exibida na primeira posição nos resultados de busca, é a junção entre um texto e imagem, que podem também incluir um vídeo. Nesse tipo de resultado, o Google pode trazer a resposta que o usuário precisa mesmo que ele não tenha aberto a página para verificar a informação.

Imagem: Naweb Marketing

Quando a Featured é colocada em ação, o site que apresentou o resultado em destaque na parte zero dos resultados de busca fica em segundo plano, mas é possível entrar no site ao clicar sobre a informação que está sendo exibida em destaque no resultado do Google.

Outras formas de aparição dos Featured Snippets podem surgir através de widgets, quando você faz uma pesquisa sobre a previsão do tempo ou um cálculo matemático. 

Uma terceira forma um pouco mais comum do surgimento desse elemento da SERP é a tradução de uma determinada palavra, onde o aplicativo do Google Tradutor aparece com o resultado da imagem em base ao idioma original do navegador.

Você também pode encontrar esse tipo de elemento na descrição de um passo a passo de um determinado objeto ou procedimento que requer um guia. Nesses casos, é mais comum que você veja um Snippet de descrição em sites de “How to”, onde o Google apresenta o passo a passo parcialmente ao usuário para que o mesmo confira se o seu procedimento atende a sua necessidade.

Pesquisas relacionadas

SERP: Pesquisas relacionadas
Imagem: Naweb Marketing

As pesquisas relacionadas estão diretamente relacionadas as palavras-chave que o usuário utilizou no buscador do Google. Nesse quesito, as pesquisas relacionadas tendem a ser exibidas na parte inferior do site quando o resultado de busca do usuário não fora o suficiente para que o mesmo possa resolver a sua necessidade.

Sendo assim, as pesquisas relacionadas são exibidas na parte inferior do site para que o usuário possa encontrar outros tipos de resultados em que foram pesquisados no Google. Essas pesquisas relacionadas estão sempre surgindo no buscador do Google e, com isso, você encontrará o que procura com essas sugestões do Google.

Painel de Informações

O Google utiliza de painel de informações para exibir um resultado mais direto sobre uma determinada empresa, pessoa, lugares, filmes, marcas entre outras coisas. Esse tipo de anúncio possui um destaque na parte lateral à direita do site, onde você encontrará o nome como título na parte superior do painel e uma descrição sobre o conteúdo pesquisado.

Resultado com painel de informações sobre o ex-jogador Ronaldo fenômeno
Imagem: Naweb Marketing

Além disso, você também poderá acessar o site que o resultado da pesquisa fora baseado, como a Wikipédia, site especializado em reunir biografias e conteúdos relacionados as palavras-chave pesquisadas no Google. Mas, além da Wikipédia, diversos outros sites podem ser sugeridos para que o usuário tenha acesso a diversas informações dentro do painel, mesmo que o conteúdo não tenha sido fornecido por um site conhecido.

O Painel de Informações também pode ser chamado de Painel de conhecimento, uma vez que o Google o utiliza para falar sobre um determinado assunto no resultado de busca, sem a necessidade de abrir um dos links no campo dos resultados orgânicos.

Esses são apenas algumas das soluções apresentadas na SERP, onde a posição de cada elemento pode ser a principal forma que o usuário tem para simplificar o seu problema. Existem diversos outros elementos que são utilizadas pelo buscador do Google que simplifica a maneira em como o usuário faz as suas pesquisa.

Assim concluímos com o artigo explicando o que é o SERPs e como ele funciona. Para mais informações e dicas de marketing digital, acesse os links recomendados no começo desse artigo. Deixe um comentário na parte abaixo para podermos saber o que achou do conteúdo.