5 estratégias de SEO que toda empresa deveria conhecer
Se você é proprietário de uma empresa ou trabalha no departamento de marketing digital de uma, sabe o quão importante é estar presente na internet para alcançar um público maior e, consequentemente, aumentar as vendas. Para isso, é necessário conhecer e aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que seu site apareça nos primeiros resultados de busca. Neste artigo, vamos apresentar 5 estratégias de SEO que toda empresa deveria conhecer.
1. Palavras-chave
A primeira estratégia de SEO que vamos apresentar é o uso de palavras-chave. As palavras-chave são termos que os usuários utilizam para pesquisar um assunto ou produto na internet. Para descobrir as palavras-chave mais utilizadas em seu nicho de mercado, é necessário fazer uma pesquisa de palavras-chave. É possível usar ferramentas online como o Google Keyword Planner, que mostra a quantidade de buscas mensais para cada palavra-chave e sugere outras palavras relacionadas.
Após descobrir as palavras-chave mais relevantes para seu negócio, é importante utilizá-las em seu site de maneira estratégica. É possível utilizar as palavras-chave na criação de conteúdo para o site, nas meta tags do site e nas imagens utilizadas. Porém, é importante não exagerar no uso das palavras-chave, pois isso pode prejudicar o seu posicionamento nos resultados de busca.
2. Conteúdo de qualidade
Outra estratégia de SEO importante é a criação de conteúdo de qualidade para o seu site. Isso inclui artigos, vídeos, infográficos e outros tipos de conteúdo que sejam relevantes para o seu público-alvo. Além de ser informativo e útil para seus potenciais clientes, o conteúdo também ajuda a melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca.
Para criar um conteúdo de qualidade, é necessário saber o que o seu público está procurando na internet e quais são as dúvidas e problemas que eles têm. Com base nessas informações, é possível criar conteúdo que responda essas perguntas e ajude o seu público. É importante também utilizar as palavras-chave descobertas na pesquisa de palavras-chave nesse conteúdo para que ele seja encontrado pelos usuários nos resultados de busca.
3. Link building
O link building é uma estratégia de SEO que consiste em conseguir links de outros sites para o seu site. Isso é importante porque o Google valoriza sites que possuem muitos links de qualidade apontando para eles, pois isso indica que o site é relevante e confiável.
Para conseguir links de outros sites, é possível fazer parcerias com outros sites do mesmo nicho de mercado, participar de eventos e fóruns online, publicar artigos em outros sites e outras estratégias. É importante lembrar que os links obtidos devem ser de qualidade e relevantes para o seu negócio.
4. Otimização das meta tags
As meta tags são informações que aparecem nos resultados de busca do Google, como o título da página, a descrição e a URL. É importante otimizar essas meta tags para que elas sejam atrativas ao usuário e contenham as palavras-chave relevantes para o seu negócio.
O título da página deve ser curto e descritivo, contendo a palavra-chave principal. Já a descrição deve ser uma breve descrição do conteúdo da página e também deve conter a palavra-chave principal. A URL deve ser amigável ao usuário e também deve conter a palavra-chave principal. É importante lembrar que as meta tags precisam ser únicas para cada página do seu site.
5. Responsividade
Por último, mas não menos importante, a responsividade do site é uma estratégia de SEO que está se tornando cada vez mais importante. Com o aumento do uso de dispositivos móveis para acessar a internet, é fundamental que o seu site seja responsivo, ou seja, que se adapte a todos os tipos de telas, como smartphones e tablets.
Aqui na Naweb temos diversos planos para desenvolver seu site responsivo, além de pacotes onde produzimos conteúdo de qualidade de acordo com seu público.
Além de ser importante para a experiência do usuário, a responsividade também é valorizada pelo Google, que prioriza sites responsivos nos resultados de busca. Portanto, se o seu site ainda não é responsivo, é hora de investir nessa estratégia de SEO.
Conclusão
As estratégias de SEO apresentadas neste artigo são fundamentais para que o seu site seja encontrado nos resultados de busca do Google. É importante lembrar que o SEO é um trabalho contínuo e que demanda investimento de tempo e recursos. Porém, os resultados são extremamente positivos, com aumento de tráfego, de visibilidade e de vendas. Por isso, toda empresa que busca crescer na internet deve conhecer e aplicar essas estratégias de SEO em seu site.