Marketing de conteúdo: o guia definitivo dessa estratégia
O que é Marketing de conteúdo? Isso não é algo que se responda com poucas palavras. De maneira mega resumida, podemos dizer que o marketing de conteúdo é a criação e distribuição de conteúdo valioso e relevante. O objetivo é crescer, engajar e reter seu público.
- 5 estratégias de SEO que toda empresa deveria conhecer
- Palavras-chave: o que são e como usá-las para otimizar seu conteúdo
- Os principais fatores de SEO para melhorar o posicionamento do seu site
Dentro do Marketing Digital, uma estratégia de marketing de conteúdo bem executada é uma ótima maneira de promover sua marca. E, o ideal, faça com que sua empresa se destaque na hora de os consumidores fazerem uma compra.
Vamos mergulhar no que é uma estratégia de marketing de conteúdo e como construir uma (com alguns exemplos).
O que é uma estratégia de marketing de conteúdo?
A estratégia de marketing de conteúdo tem tudo a ver com a criação e distribuição de conteúdo para aumentar seu público. Alguns exemplos de marketing de conteúdo incluem:
- Postagens no blog
- E-mails
- Boletins
- Publicações nas redes sociais
- Podcasts
- Ebooks
- Vídeos
O objetivo é enviar a mensagem certa para os clientes atuais e potenciais.
Um plano de conteúdo, às vezes chamado de “calendário de conteúdo“, é um plano escrito para ajudá-lo a gerenciar sua agenda de distribuição.
Agora que tiramos as definições de marketing de conteúdo do caminho, vamos falar sobre por que é importante ter um plano de marketing de conteúdo em primeiro lugar.
Por que ter um plano de marketing de conteúdo?
Uma estratégia de marketing de conteúdo ajuda você a atingir metas específicas, definir métricas de sucesso claras e criar processos para melhorias específicas.
Isso é mais eficaz do que produzir conteúdo ao acaso e esperar que ele faça o trabalho.
De fato, 78% dos profissionais de marketing que sentiram que sua estratégia de marketing de conteúdo foi excepcionalmente eficaz em 2021 documentaram sua estratégia.
Outros benefícios de um plano de marketing de conteúdo incluem:
- Mais visibilidade on-line: quanto mais consistentemente você publicar, mais clientes você pode atrair. Forneça conteúdo educacional e útil que aborde os pontos problemáticos dos usuários.
- Mais leads: Como uma boa estratégia de marketing de conteúdo direciona o tráfego, ela também pode direcionar leads
- Mais autoridade: quanto mais conteúdo útil você compartilhar ao longo do tempo, mais pessoas em seu nicho o verão como uma figura de autoridade.
- Mais envolvimento do cliente: clientes leais são muitas vezes clientes recorrentes. Envolva-se com aqueles que comentam ou respondem ao que você compartilha.
- Mais orçamento: Se você puder provar seu sucesso de marketing, provavelmente será mais fácil pedir um orçamento de marketing maior no futuro.
Claramente , é uma boa ideia elaborar um plano antes de criar e compartilhar conteúdo.
Quer saber como desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo? Vamos discutir cinco elementos-chave que você precisa saber primeiro.
5 elementos de uma poderosa estratégia de marketing de conteúdo
Uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo deve ter estes cinco elementos principais para ser bem-sucedida:
- Personas de audiência
- História da marca
- Missão de marketing de conteúdo
- Caso de negócio
- Um plano de ação
Vamos ver por que esses elementos são essenciais e como você pode começar a implementar cada um deles.
1. Personas do Público
É difícil contar a história da sua marca se você não sabe quem está ouvindo. É por isso que o primeiro passo é identificar o público que você gostaria de segmentar.
Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
- Pesquise seus clientes existentes
- Tendências do setor de pesquisa
- Identifique quem você não deseja segmentar
- Fique de olho em quem seus concorrentes segmentam
Depois de ter seu público em mente, você pode usar nossa ferramenta gratuita de Personas para colocá-las por escrito.
Uma persona formalizada irá ajudá-lo a comunicar de forma clara e sucinta o seu público para as suas partes interessadas. E qualquer pessoa envolvida em mensagens de marca.
2. História e posicionamento da marca
Uma história de marca é um resumo da história, missão, propósito e valores da sua empresa.
Definir a história da sua marca pode ajudá-lo a identificar as mensagens e os tópicos certos para abordar com o seu conteúdo. Isso ajuda você a escolher a direção certa em sua estratégia de marketing de conteúdo.
Sua história deve se concentrar em:
- O herói da sua história (seu cliente) e seus objetivos e desafios
- A personalidade da sua marca
- O propósito da sua marca e os principais valores da marca
- A maneira como seu produto e seu conteúdo podem ajudar a reforçar tudo o que foi dito acima e capacitar seu herói
Manter a história da sua marca em mente ao fazer conteúdo criará uma experiência consistente para o seu público e construirá a imagem certa em todos os seus canais de marketing de conteúdo.
Aqui estão algumas perguntas para ajudá-lo a debater a história e o posicionamento da sua marca no mercado:
- Quem são os meus clientes existentes e potenciais? Quais são seus objetivos?
- Quem são os meus principais concorrentes? Como eles comercializam suas marcas?
- Qual é o valor exclusivo da minha marca?
- Que problemas o meu produto resolve?
- O que torna o meu produto uma escolha melhor do que os meus concorrentes?
Use suas respostas para moldar os principais pilares da história da sua marca.
Você também pode usar este modelo gratuito de narrativa de marca para concluir esta etapa e documentar seus esforços.
Esta etapa pode ser especialmente benéfica para pequenas empresas e startups que podem alavancar suas origens e identidades únicas.
3. Declaração de Missão de Marketing de Conteúdo e Proposta de Valor de Mídia Própria
Mídia de propriedade refere-se a quaisquer canais de marketing digital sobre os quais você tenha controle. Curta seu site ou mídia social.
Para estabelecer sua marca como um editor de conteúdo confiável, defina sua proposta de valor de mídia própria.
Em outras palavras:
Que valor único o conteúdo da sua marca oferece? (Isso deve ser exclusivo do conteúdo de seus concorrentes.)
Isso ajudará você a criar uma estratégia de marketing de conteúdo que o diferencie de seus concorrentes.
Outro item importante a ser incluído em sua estratégia é sua declaração de missão de marketing de conteúdo. Ele deve resumir por que você está criando conteúdo e fornecer informações sobre quem pode se beneficiar dele.
Certifique-se de que sua declaração de missão de marketing de conteúdo inclua os seguintes elementos:
- Seu público: para quem você está criando conteúdo ?
- O benefício: Que informações ou respostas você fornecerá?
- O resultado: como seu conteúdo ajudará seu público a atingir seus objetivos?
Veja um exemplo:
“Nosso conteúdo é onde os gerentes de marketing digital encontram informações multimídia sobre SEO e marketing de conteúdo para que possam ajudar suas empresas a crescer por meio de canais orgânicos.”
4. Business Case e Objetivos de Marketing de Conteúdo
Fornecer valor ao seu público é parte integrante de um plano de marketing de conteúdo bem-sucedido. Mas, além de atrair novos leitores e seguidores, o marketing de conteúdo deve impulsionar seus negócios.
Criar um caso de negócios documentado ajudará você ou sua equipe a entender melhor os benefícios, custos e riscos da implementação de uma estratégia de marketing de conteúdo em sua empresa.
Um caso de negócios é um documento de gerenciamento de projetos que descreve por que tarefas específicas devem ser executadas e como seus benefícios superam seus custos.
Para começar, identifique as metas de negócios que sua empresa precisa alcançar e descubra como o marketing de conteúdo aproximará sua empresa dessas metas.
Além disso, quais recursos você precisa investir em sua estratégia de conteúdo? E que resultados você quer gerar?
Isso permitirá que você crie um orçamento firme para a criação de conteúdo e marketing.
Você pode acompanhar tarefas aprovadas em um software de gerenciamento de projetos como a Asana:
5. Plano de Ação
Finalmente, adicione suas principais campanhas e projetos de marketing de conteúdo ao seu plano de conteúdo.
Usar um plano de conteúdo formal ajudará você a pensar em cada etapa da estratégia de marketing de conteúdo individualmente.
Certifique-se de cobrir o seguinte durante o planejamento de conteúdo:
- Escolher tópicos de conteúdo para cada campanha
- Determine quais formatos de conteúdo você produzirá
- Escolha os canais para distribuição de conteúdo
Os principais elementos a serem incluídos em seu calendário são:
- Tópicos ou palavras-chave
- Datas limite
- Manchetes
- Categorias ou clusters
- Formatos de conteúdo
- Pessoas-alvo
- Métricas de sucesso
Para decidir sobre seus formatos e canais de conteúdo ideais, você precisará analisar seu desempenho histórico de conteúdo e analisar melhor seu público. (Discutiremos isso em profundidade mais tarde.)
Agora que abordamos o básico, vamos entrar em como criar uma estratégia de marketing de conteúdo e desenvolver conteúdo eficaz passo a passo.
7 passos para criar uma estratégia de conteúdo completa
O planejamento de longo prazo permite que você antecipe desafios e aloque recursos de forma eficaz.
Siga estas sete etapas para desenvolver e implementar sua estratégia de marketing de conteúdo para atingir suas metas de negócios.
Documente seu plano e quaisquer anotações importantes para que você possa compartilhar com partes interessadas importantes. Isso pode estar em um conjunto de slides, documento do Google, planilha ou outro formato que funcione bem para seu modelo de negócios.
Vamos começar.
Etapa 1: Determine seu público
O melhor ponto de partida para qualquer plano de marketing de conteúdo é determinar seu público-alvo.
As buyer personas formarão a base da sua estratégia. Mas tenha em mente que seu público não é composto apenas por compradores.
Seu público também incluirá pessoas que começam a interagir com sua marca muito antes de fazer uma compra. Por isso, é essencial distribuir conteúdo que atraia clientes em potencial antes que eles comecem a jornada do comprador.
Primeiro, atraia-os para o universo da sua marca com conteúdo útil que eduque ou entretenha.
Em seguida, acompanhe com conteúdo que ilumine como você pode ajudar quando eles estiverem prontos para agir.
Para obter dados sobre seu público, você pode usar uma ferramenta como o Market Explorer.
Analise sua categoria de mercado. Ou “Encontre concorrentes” analisando seu próprio domínio. Em seguida, defina sua localização e clique em “Pesquisar um mercado“.
Encontre o relatório “Público” para ver seu público de mercado em detalhes. Como sua demografia, socioeconomia e preferências de mídia social.
Tornar-se uma valiosa fonte de informação pode ajudá-lo a construir uma comunidade de defensores da marca que aumentarão o reconhecimento da sua marca.
A Red Bull é um excelente exemplo de uma marca que cria conteúdo para o público, não para os compradores.
A mídia de propriedade da Red Bull não se concentra em seu produto. Abrange tópicos em que o público está interessado, como esportes radicais e experiências únicas na vida.
Você pode facilmente identificar o público-alvo – pessoas jovens e aventureiras com um estilo de vida ativo.
Esse conteúdo ajuda o público a se identificar com a marca e incentiva a lealdade que vai muito além de comprar suas bebidas.
A Red Bull mostra a importância de integrar a história da sua marca em cada peça de conteúdo e em cada mensagem enviada ao seu público.
Lembre-se de sua missão, onde você está e por que você está compartilhando conteúdo em primeiro lugar.
Agora vamos discutir como você pode conhecer melhor seu público depois de determinar quem eles são.
O Mapa da Empatia
Um mapa de empatia é uma ferramenta colaborativa usada para visualizar o que você sabe sobre um determinado usuário ou persona.
Seu objetivo é criar uma compreensão compartilhada das necessidades do usuário e ajudar na tomada de decisões.
Os mapas de empatia são divididos em quatro quadrantes: Diz, Pensa, Faz e Sente. Como este:
Os mapas de empatia funcionam melhor quando você tem dados reais dos usuários. Leia seus comentários, procure tags relacionadas à sua marca nas mídias sociais, pesquise o nome da sua marca em fóruns, etc.
Veja como preencher cada quadrante:
- Quadrante “Diz“: Deve incluir citações literais de usuários de resenhas, entrevistas, fóruns, etc.
- Quadrante “Pensa“: Infera o que o usuário pensa, mas não está vocalizando com base em pesquisas a partir do preenchimento da coluna “Diz”. Eles estão irritados com sua experiência? Ou confuso com um produto?
- Quadrante “Faz”: As ações que um usuário realiza (deixa um site por causa da má experiência do usuário, faz compras para comparar preços, etc. )
- Quadrante “Sente“: o estado emocional de um usuário. Por exemplo, se eles deixarem seu site por causa da má experiência do usuário, eles provavelmente ficarão
Depois de preencher seu mapa de empatia, use suas inferências para chegar a objetivos específicos.
Digamos que seus clientes estejam em grande parte frustrados por não conseguirem encontrar informações específicas em seu site. Isso deve informar sua futura estratégia de conteúdo.
Ao adotar a perspectiva de seus clientes, você pode dar um passo atrás e melhorar suas experiências com base no que eles dizem, pensam, fazem ou sentem.
Etapa 2: Analise o desempenho histórico do conteúdo e estabeleça suas metas de marketing de conteúdo
Antes de criar conteúdo, é importante estabelecer suas metas de marketing de conteúdo.
Veja como começar :
- Considere os objetivos de negócios e marketing de alto nível da sua empresa. Por exemplo, você pode querer se tornar a solução número 1 para melhorar o gerenciamento de tempo e ter uma meta de receita de marketing específica para este ano.
- Considere como o conteúdo pode contribuir para esses objetivos maiores. Nesse caso, que tipo de conteúdo trará novos usuários?
- Identifique as métricas de marketing de conteúdo que são importantes para você. Como será o sucesso em números? Defina métricas de sucesso para cada parte do conteúdo que você planeja criar e compartilhar.
Você pode criar métricas primárias e métricas secundárias para cada meta:
- Suas principais métricas podem ser a receita gerada pelo marketing de conteúdo, tráfego orgânico e número de leads
- Suas métricas secundárias podem ser rankings e compartilhamentos
Para estabelecer um benchmark, analise seus painéis do Google Analytics e examine o desempenho do seu conteúdo em relação a essas metas.
Ao definir metas, lembre-se de que suas metas e planos estão intimamente ligados ao orçamento disponível e à capacidade de sua equipe.
Então, certifique-se de levar isso em conta ao definir suas metas.
De acordo com nossa pesquisa, o reconhecimento da marca, a atração de tráfego e a geração de leads continuam sendo os principais objetivos de marketing de conteúdo em 2022.
Mas seus objetivos podem diferir, dependendo do tamanho do seu negócio, setor e muito mais.
Um exemplo de um objetivo abrangente poderia ser:
“Em 2022, queremos alcançar um aumento de 20% na receita criada pelo conteúdo orgânico e gerar 15.000 leads qualificados com um orçamento de US $ 30.000″.
Dica profissional: leve em conta a jornada do comprador ao definir metas de estratégia de conteúdo.
Por exemplo, no B2B (business to business ), o ciclo de vendas tende a ser muito maior do que no B2C (business to consumer ). Portanto, a atribuição multitoque seria mais ideal ao analisar o desempenho do seu conteúdo e definir seus KPIs (indicadores-chave de desempenho).
Continue lendo para descobrir algumas estruturas de definição de metas que podem ajudá-lo a concluir esta etapa.
Estruturas de definição de metas
Vejamos algumas estruturas de definição de metas que podem ajudá-lo a definir suas metas de marketing de conteúdo:
- Metas SMART (Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes , Limitadas no Tempo)
- Objetivos CLEAR (Colaborativo, Limitado em volume e duração, Emocional, Apreciativo, Refinável)
As metas SMART são ótimas para mantê-lo no caminho certo e medir o sucesso, porque são mais rígidas.
Mas se você precisa de mais flexibilidade ou está em um ambiente ágil / em rápida mudança, a estrutura CLEAR pode fazer mais sentido.
Os objetivos do CLEAR são avaliados da seguinte forma:
- Colaborativo: Seus objetivos incentivam o trabalho em equipe
- Limitado: Eles são limitados em escopo e duração
- Emocional: Eles inspiram e motivam sua equipe
- Apreciativo: Eles são divididos em micro-objetivos menores
- Refináveis: Eles podem ser redefinidos conforme necessário
Etapa 3: Auditar seu conteúdo existente
Uma auditoria de conteúdo é o processo de organizar, analisar e melhorar seu conteúdo existente.
Ele pode ajudá-lo a tirar o máximo proveito de suas páginas existentes, o que significa que você pode economizar recursos na criação de novos conteúdos.
Alguns benefícios da atualização de conteúdo incluem gerar mais tráfego orgânico, classificar mais alto nos mecanismos de pesquisa e aumentar o engajamento.
Realizar uma auditoria de conteúdo também permite que você entenda melhor que tipos de formatos e tópicos de conteúdo ressoam com seu público.
De fato, 65% das empresas com estratégias de marketing de conteúdo muito bem-sucedidas realizam auditorias de conteúdo pelo menos duas vezes por ano.
Tenha estas perguntas em mente ao auditar seu conteúdo:
- Quais tópicos de conteúdo e palavras-chave estão tendo o melhor desempenho?
- Quais formatos de conteúdo geram mais engajamento e conversões?
- Quais canais geram mais tráfego?
Depois de executar a auditoria, você pode acompanhar o desempenho do seu conteúdo.
E quando você alterna para a visualização “Tabela“, pode ver os dados do Google Search Console dessa página (para ajudá-lo a tomar decisões de edição).
Etapa 4: Desenvolver um plano editorial de alto nível e um calendário de conteúdo
Planejar seu cronograma de conteúdo permite que você aloque seus recursos adequadamente e garanta que você tenha tempo para todas as suas próximas tarefas.
Veja como começar:
Priorize suas ações
A priorização é um elemento essencial do planejamento de conteúdo.
A primeira coisa que você deve fazer depois de selecionar os tópicos de conteúdo é identificar as tarefas mais críticas. Ou as coisas que você pode facilmente testar.
Você pode priorizar de várias maneiras, incluindo o seguinte:
- Potenciais ganhos de tráfego
- Em quais campanhas você está se concentrando primeiro
- Quais recursos você precisará para criar suas campanhas
- Quando os produtos ou serviços estão sendo lançados
Com base nessas informações, decida quais campanhas, tópicos e formatos devem vir em primeiro lugar em seu plano.
Encontre tópicos relevantes
Ao escolher tópicos de conteúdo, considere o quadro geral.
Por exemplo, quais grandes temas você quer cobrir este ano?
Digamos que você administre uma empresa que ofereça um aplicativo de gerenciamento de tempo. Sua estratégia de marketing de conteúdo pode se concentrar em tópicos de alto nível, como produtividade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Essas informações devem vir de insights de pesquisa de seu público, bem como de pesquisas competitivas.
Tente gerar uma lista de temas que provavelmente permanecerão relevantes a longo prazo.
Ao decidir se vale a pena perseguir um tópico, avalie as duas coisas a seguir:
- Sua utilidade para o seu público-alvo
- Sua capacidade de impactar os resultados
Você pode usar a ferramenta Pesquisa de tópicos para encontrar ideias para conteúdo evergreen, criar clusters de tópicos (mais sobre isso a seguir) ou dar uma olhada nos títulos relacionados recentes.
Depois de criar uma lista de tópicos, inicie uma pesquisa mais profunda de palavras-chave para cada tópico.
A Keyword Magic Tool é um ótimo lugar para começar. Tudo o que você precisa fazer é inserir uma palavra-chave semente e você receberá uma lista completa de palavras-chave relacionadas:
Essa ferramenta é especialmente útil quando você está procurando palavras-chave de cauda longa para cobrir seu conteúdo.
Criar clusters de tópicos
Um cluster de tópicos é um grupo de partes de conteúdo que se enquadra no mesmo tema abrangente abordado em uma página de pilares.
Crie clusters de tópicos em uma das maneiras mais eficazes de organizar seu conteúdo. É também uma prática recomendada de SEO.
Essa abordagem organizada é especialmente útil se você tiver muito conteúdo e quiser criar autoridade sobre um determinado tópico.
Digamos que sua empresa ofereça serviços de SEO. Você pode dedicar uma página pilar ao SEO e, em seguida, criar páginas de cluster relacionadas sobre tópicos como “SEO local”, “SEO técnico”, “backlinks”, etc.
Depois de escolher os tópicos certos para seus clusters, crie partes de conteúdo específicas e adicione-as ao seu calendário de conteúdo.
Pesquisa Competitiva
Também é importante descobrir o que seus concorrentes estão fazendo. Encontre os tópicos, palavras-chave e formatos de conteúdo que funcionam bem para eles e tente replicar esse sucesso.
Use um Modelo de Análise de Conteúdo Competitivo gratuito para descobrir:
- Posicionamento de seus concorrentes
- Seu tom de voz e público-alvo
- Os principais formatos de conteúdo que eles usam (por exemplo, blogs, podcasts, vídeos)
- As principais categorias de conteúdo que eles cobrem
- Palavras-chave primárias que eles segmentam
- Seu conteúdo de melhor desempenho
Dica profissional: as marcas geralmente se concentram apenas em seus rivais de mercado e não prestam atenção a outros criadores de conteúdo. Ao pesquisar concorrentes, inclua todos os editores em sua área de especialização. Mesmo que você não concorra com eles no mercado real.
Por exemplo, a mídia sem marca (como blogs do setor ou canais de vídeo de influenciadores) também deve fazer parte de sua pesquisa de concorrentes.
Isso ajudará você a ver o quadro maior do que é tendência em seu nicho.
Para ter uma ideia de como os concorrentes estão superando você, vá para a ferramenta Keyword Gap.
Você pode ver como você classifica para palavras-chave em comparação com o seu concorrente. Se o seu concorrente tiver uma classificação mais alta para palavras-chave em sua estratégia, essa pode ser uma oportunidade para refinar seu conteúdo.
Crie seu funil de conteúdo
Antes de iniciar o processo de criação de conteúdo, pense no propósito de cada parte do conteúdo que você planeja produzir.
Você deve ter um conteúdo para cada parte da jornada do cliente. Isso é importante porque seu público será significativamente diferente em cada estágio.
Pronto para começar a mapear seu funil de marketing de conteúdo? Aqui está uma descrição de cada estágio da jornada de marketing e que tipo de conteúdo funcionaria:
- Conscientização: o conteúdo nesta fase deve contar a história da sua marca, educar, informar ou entreter seu público. Liderança de pensamento, postagens de blog, mídias sociais e anúncios são algumas boas opções.
- Consideração: Responda às perguntas dos usuários e resolva seus problemas nesta fase. Os formatos ideais para esta etapa são postagens de blog, postagens sociais, boletins informativos, guias de instruções e vídeos instrutivos.
- Decisão: O conteúdo nesta fase deve ajudar os leads a determinar por que você é a melhor escolha. Pense em estudos de caso , avaliações de clientes e outros conteúdos que mostrem seu trabalho e sucessos passados.
- Retenção: destaque maneiras de tirar o máximo proveito de seu produto ou serviço, novos recursos e como resolver problemas comuns. Crie conteúdo mais aprofundado, como artigos da base de conhecimento e ebooks.
- Advocacia: Forme uma conexão emocional com seus clientes para estabelecer lealdade. Você pode fazer isso interagindo com eles nas mídias sociais ou destacando histórias de sucesso de clientes.
Planejar a produção de conteúdo
Em seguida, crie maneiras de tornar a produção de conteúdo mais eficaz antecipadamente. Dessa forma, você pode se concentrar mais na criação de um conteúdo melhor. E menos na organização e gestão do tempo.
No estágio de planejamento da estratégia de conteúdo, pense em algumas soluções de alto nível que podem melhorar seu ciclo de produção de conteúdo e economizar recursos.
Comece por:
- Examinando seus recursos disponíveis. Isso inclui orçamentos, número de membros da equipe disponíveis, etc.
- Determinar se você precisa de design, desenvolvimento ou quaisquer outras equipes envolvidas. Descubra de quem você precisará de ajuda antes de iniciar um projeto, pois isso pode afetar sua linha do tempo.
- Mapeando a linha do tempo aproximada e a cadência. Que conteúdo você planeja produzir mensalmente e quanto tempo levará cada projeto?
- Encontrar potenciais gargalos e oportunidades de otimização. Por exemplo, trabalhar com especialistas internos no assunto aceleraria a pesquisa de conteúdo?
- Avaliar o orçamento e o tempo necessários para produzir suas metas de conteúdo. Isso irá ajudá-lo a determinar o que você pode realizar e quando.
- Decidir se você vai terceirizar a produção de conteúdo ou mantê-la internamente. Pese os prós e contras para ver o que é melhor para o seu negócio.
Seu cronograma deve depender de KPIs e expectativas específicas.
Por exemplo, você deve estimar o número de palavras-chave que você precisa que seu site classifique para este ano para atingir suas metas de tráfego orgânico. Isso ajudará você a determinar quantas postagens de blog publicar.
Etapa 5: Desenvolva seu conteúdo
Agora é hora de criar seu conteúdo (finalmente).
Use essas estratégias para ajudá-lo a criar conteúdo eficaz e memorável que ressoe com seu público.
Foco na originalidade
O conteúdo original pode capturar a atenção do seu público. Porque permite que você se destaque da concorrência.
Veja este exemplo da Travel Oregon. Páginas de turismo e blogs muitas vezes aparecem como listículos. Mas este site adota uma abordagem mais interativa para destacar os melhores recursos de seu estado.
Eles destacam fatos divertidos e coisas a ver com imagens e vídeos no estilo anime . Como assim:
É quase um dado adquirido que outra pessoa na internet publicou conteúdo sobre o tópico que você deseja cobrir.
Mas você pode dar um passo adiante. Inclua suas experiências únicas, dados, pesquisas e opiniões.
Isso ajudará a construir credibilidade e confiança com seu público, criando uma base para o seu crescimento orgânico.
Diversifique seu conteúdo
Alguns tipos de conteúdo funcionam melhor em estágios específicos do funil. Outros funcionam melhor para um público específico.
A solução ideal é incluir uma mistura diversificada de formatos de conteúdo para atrair todos os membros do seu público. Sua seleção dependerá das preferências de seus clientes e de sua análise de desempenho de conteúdo.
Este gráfico detalha algumas opções que você pode querer incluir em sua estratégia de conteúdo:
Mas você não precisa produzir todo tipo de conteúdo possível. Em vez disso, recomendamos que você se concentre apenas em formatos que ressoem com seu público e façam sentido para seu funil de conteúdo.
As postagens de vídeo e blog foram os dois principais formatos de conteúdo em 2021, com base em 1.500 respostas da pesquisa.
Redirecionar seu conteúdo
Reaproveite o conteúdo depois de publicado para atrair novos leitores que podem preferir um formato diferente.
Esta é uma ótima maneira de economizar tempo e recursos e maximizar os resultados.
Aqui estão algumas maneiras de redirecionar o conteúdo:
- Transformar um artigo em um infográfico, apresentação de slides, podcast ou vídeo
- Segmente um artigo ou vídeo longo em partes mais curtas ou postagens sociais que você pode publicar como uma série
- Combinar peças de conteúdo curtas para criar um white paper ou um artigo de formato longo
- Use postagens de blog para criar trechos utilizáveis e imagens informativas para mídias sociais
Aproveite o conteúdo gerado pelo usuário
Inclua conteúdo gerado pelo usuário (UGC) em seu plano para ajudar a aumentar sua reputação com seu público. Comentários, comentários, fotos e vídeos adicionam legitimidade às suas reivindicações.
Além disso, reunir e compartilhar esse conteúdo é fácil e economiza muitos recursos.
Taylor Swift fez uma parceria com o YouTube Shorts para formar o #TSAntiHeroChallenge que incentivou os usuários do YouTube a criar seus próprios vídeos curtos em reação ao single principal.
Etapa 6: Planejar a distribuição de conteúdo
Para ter sucesso no marketing de conteúdo, você precisa garantir que seu conteúdo atinja o público certo no momento certo.
É aqui que a estratégia de distribuição de conteúdo entra em jogo.
Para começar, visualize a combinação de mídia. Veja abaixo como a mídia própria, ganha e paga pode trabalhar em conjunto:
A distribuição de conteúdo tem tudo a ver com o uso de vários canais pagos, orgânicos e ganhos para publicar e promover seu conteúdo.
Portanto, ao projetar sua estratégia, liste os principais canais que você segmentará, analise seu desempenho histórico e desenvolva ideias sobre o que você pode melhorar.
Seu conhecimento de seus clientes deve determinar quais canais devem estar em seu mix.
Mas explorar novos canais também pode ser uma boa ideia. Por exemplo, você poderia aproveitar melhor as oportunidades e parcerias de marketing de influenciadores ?
No entanto, certifique-se de que a maior parte de seus recursos vá para canais que você sabe que seu público prefere. Isso lhe dá a melhor chance de ser visto.
Com base em nossa pesquisa, os canais de distribuição de conteúdo mais populares em 2021 incluíram mídias sociais (orgânicas e pagas), e-mail marketing e pesquisa orgânica.
Otimize seu conteúdo para a pesquisa orgânica
Em nossa análise recente de 10 indústrias de nicho, o tráfego orgânico representou de 70 a 80 % do tráfego total do site em cada setor.
O ranking pode levar tempo e esforço. Mas a pesquisa orgânica ainda deve ser uma parte crucial da sua estratégia de conteúdo.
Para obter os melhores resultados, prepare-se para dobrar a melhoria da qualidade do conteúdo e otimizar seu conteúdo.
A otimização de conteúdo é o processo de melhorar o conteúdo para que ele tenha a melhor chance de atingir seu objetivo pretendido. Seja para classificar nos resultados da pesquisa ou transformar leads existentes em conversões.
Concentre-se fortemente na experiência do usuário durante esse processo. Então, pense em coisas como:
- Legibilidade
- Estrutura
- Eficácia do conteúdo visual
- Tom de voz
Também mantenha os conceitos básicos de SEO em mente. Como estratégia de palavras-chave, links internos, meta tags, etc.
Considere o uso de canais pagos
Descobrimos que 46% das empresas que são altamente bem-sucedidas no marketing de conteúdo aumentaram seu orçamento de promoção de conteúdo pago em 2021.
E por uma boa razão – as estratégias de conteúdo orgânico são especialmente poderosas quando combinadas com estratégias de marketing pagas.
Digamos que você veja o conteúdo sobre um determinado tópico ter um bom desempenho na pesquisa orgânica. Pode fazer sentido reaproveitá-lo em uma peça de geração de leads e exibir anúncios do LinkedIn.
Você pode escolher entre muitos tipos de formatos de conteúdo para promover através de canais pagos. Como campanhas orientadas por influenciadores, conteúdo patrocinado, anúncios geradores de leads e muito mais.
Etapa 7: Analise continuamente o desempenho do seu conteúdo
Analisar o desempenho do seu conteúdo é a melhor maneira de entender qual conteúdo ressoa com seu público.
Ele também ajuda você a ver se seus esforços de marketing de conteúdo estão valendo a pena. E ajudando você a atingir suas metas de marketing.
Mas apenas 66% dos profissionais de marketing analisaram o desempenho de seu conteúdo regularmente em 2022.
Veja como você pode começar:
- Defina KPIs específicos para cada peça de conteúdo: isso ajudará você a determinar qual é o seu benchmark para o sucesso
- Configurar o Google Analytics: acompanhe o desempenho da página e conecte-se com a ferramenta de rastreamento de posição da Semrush para obter atualizações sobre palavras-chave de destino
Abaixo estão os quatro grupos essenciais de métricas de marketing de conteúdo que você pode acompanhar:
- Comportamento do usuário
- Compromisso
- Resultados de SEO
- Receita da empresa
Aperfeiçoe sua estratégia de marketing de conteúdo com a Semrush
Embora os métodos usados para fornecer conteúdo aos clientes em potencial estejam mudando continuamente, os princípios fundamentais permanecem os mesmos:
Desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo de alto nível baseada em personas de clientes e dados confiáveis.
Está começando? Dê uma olhada no nosso guia definitivo de marketing de conteúdo para startups.
Mas se você é uma equipe de um ou parte de uma equipe de marketing de conteúdo maior, você descobrirá que automatizar diferentes partes do seu fluxo de trabalho de marketing de conteúdo e usar dados para tomar decisões irá ajudá-lo a superar a concorrência.