Marketing de conteúdo: o guia definitivo dessa estratégia

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O que é Marketing de conteúdo? Isso não é algo que se responda com poucas palavras. De maneira mega resumida, podemos dizer que o marketing  de conteúdo é a criação e  distribuição de conteúdo valioso  e relevante. O objetivo é  crescer, engajar e reter seu público.

Dentro do Marketing Digital, uma estratégia de marketing de  conteúdo bem executada é uma ótima maneira de promover sua marca.  E, o ideal, faça com que sua empresa se destaque na hora  de os consumidores fazerem uma compra.

Vamos  mergulhar no que é  uma estratégia de  marketing de conteúdo e como  construir uma (com alguns exemplos).

O que é uma  estratégia  de marketing de conteúdo?

A estratégia de marketing  de conteúdo  tem tudo a ver com  a criação e distribuição de conteúdo para aumentar seu público. Alguns exemplos de  marketing de conteúdo incluem:

  • Postagens no blog
  • E-mails
  • Boletins
  • Publicações nas redes sociais
  • Podcasts
  • Ebooks
  • Vídeos

O objetivo é enviar a mensagem certa para os clientes atuais e potenciais.

Um plano de conteúdo, às vezes chamado de “calendário de conteúdo“, é um  plano escrito  para ajudá-lo a  gerenciar sua  agenda  de distribuição.

Agora que  tiramos as definições de marketing de conteúdo  do caminho, vamos falar sobre por que é importante  ter um plano de  marketing  de  conteúdo em  primeiro lugar.

Por que ter um plano de  marketing de conteúdo?

Uma estratégia de marketing   de conteúdo ajuda você a  atingir metas específicas, definir  métricas de  sucesso claras e criar processos para  melhorias específicas.

Isso é  mais eficaz do que produzir conteúdo ao acaso e esperar que ele faça o trabalho.

De fato, 78% dos profissionais de marketing que  sentiram que sua estratégia de  marketing de  conteúdo foi excepcionalmente eficaz em 2021 documentaram  sua estratégia.

Outros benefícios  de  um plano de  marketing de conteúdo incluem:

  • Mais visibilidade on-line: quanto mais consistentemente você  publicar,  mais clientes você pode atrair.   Forneça conteúdo educacional e útil que aborde  os pontos problemáticos dos  usuários.
  • Mais leads: Como uma boa estratégia de marketing de  conteúdo direciona o tráfego, ela  também pode direcionar leads
  • Mais autoridade: quanto mais  conteúdo útil  você compartilhar ao longo do tempo,  mais pessoas em seu nicho o verão  como uma figura de autoridade.
  • Mais envolvimento do cliente: clientes leais  são muitas vezes clientes recorrentes.   Envolva-se com aqueles  que  comentam ou respondem ao que você compartilha.
  •  Mais orçamento: Se você puder provar seu sucesso de marketing,  provavelmente será mais fácil pedir um  orçamento de marketing maior no futuro.

Claramente  , é uma boa ideia elaborar um plano antes de criar e compartilhar conteúdo.

Quer saber como  desenvolver uma  estratégia de  marketing de conteúdo?  Vamos discutir  cinco elementos-chave que  você precisa  saber primeiro.

5 elementos de  uma poderosa estratégia de marketing  de conteúdo

Uma estratégia eficaz de  marketing de  conteúdo deve ter estes cinco elementos principais  para ser bem-sucedida:

  1. Personas de audiência
  2. História da marca
  3. Missão de marketing de conteúdo
  4. Caso de negócio
  5. Um plano de ação

Vamos ver por que esses elementos são essenciais e como você pode começar a implementar cada um deles.

1. Personas do Público

É difícil contar a história da  sua marca se você não sabe quem está ouvindo.  É por isso que o  primeiro passo é  identificar o público que você gostaria de segmentar.

Aqui estão algumas maneiras de  fazer isso:

  • Pesquise seus clientes existentes
  • Tendências do setor de pesquisa
  • Identifique quem você não deseja segmentar
  • Fique de olho em quem seus concorrentes segmentam

Depois de ter seu público em mente, você pode usar nossa ferramenta  gratuita de Personas para  colocá-las por escrito.

Uma persona formalizada irá ajudá-lo a  comunicar  de forma  clara e sucinta  o seu público para as suas partes interessadas.  E qualquer pessoa envolvida em  mensagens de marca.

2. História  e posicionamento da marca

Uma história  de marca é um resumo da  história, missão, propósito e valores da  sua empresa.

Definir a  história da sua marca pode ajudá-lo  a  identificar as mensagens e os tópicos certos para abordar com o seu conteúdo. Isso ajuda você a  escolher a direção certa em sua  estratégia de  marketing de conteúdo.

Sua história deve se concentrar em:

  • O herói da sua história (seu cliente) e  seus objetivos e desafios
  • A personalidade da sua marca
  • O propósito da sua marca  e os  principais  valores da marca
  • A maneira como seu produto e seu conteúdo podem ajudar a reforçar tudo o que foi dito acima e capacitar seu herói

Manter a  história da sua marca em  mente ao fazer conteúdo criará uma  experiência consistente para o seu público e construirá a imagem  certa em todos os seus  canais de  marketing de conteúdo.

Aqui estão algumas perguntas para ajudá-lo  a  debater a  história e o posicionamento da sua marca no  mercado:

  • Quem são os meus clientes existentes e potenciais? Quais são seus objetivos?
  • Quem são os meus principais concorrentes? Como eles comercializam suas marcas?
  • Qual é o  valor exclusivo da minha marca?
  • Que problemas o meu produto resolve?
  • O que torna o meu produto uma escolha melhor do que  os meus concorrentes?

Use suas respostas para moldar os principais pilares da  história da sua marca.

Você  também pode usar este modelo gratuito de  narrativa de marca para concluir esta etapa e documentar  seus esforços.

Esta etapa pode ser especialmente benéfica para pequenas empresas  e  startups que podem alavancar suas origens e identidades  únicas.

3. Declaração de Missão de Marketing  de Conteúdo e Proposta de Valor de Mídia  Própria

Mídia de propriedade  refere-se a quaisquer canais de marketing digital  sobre  os quais você tenha  controle. Curta seu site ou mídia social.

Para estabelecer sua marca como um  editor de  conteúdo confiável, defina  sua proposta de valor de mídia própria.

Em outras palavras:

Que  valor único o  conteúdo da  sua marca oferece? (Isso deve ser exclusivo do conteúdo de  seus concorrentes.)

Isso ajudará você a  criar uma estratégia de marketing de conteúdo que o diferencie  de seus concorrentes.

Outro  item  importante a ser incluído em  sua estratégia é sua  declaração de missão de  marketing de conteúdo. Ele deve resumir por que você está criando conteúdo e fornecer informações sobre quem pode se beneficiar  dele.

Certifique-se de que sua  declaração de missão de  marketing de conteúdo inclua os seguintes elementos:

  • Seu público: para quem você está criando conteúdo ?
  • O benefício: Que informações ou respostas você fornecerá?
  • O resultado: como seu conteúdo ajudará seu público a  atingir seus objetivos?

Veja um exemplo:

“Nosso conteúdo  é onde os gerentes  de marketing digital encontram informações multimídia sobre SEO e marketing  de  conteúdo para  que possam ajudar suas empresas a  crescer por meio de   canais orgânicos.”

4. Business Case e Objetivos de  Marketing de  Conteúdo

Fornecer valor ao seu público é parte integrante  de  um plano de marketing de  conteúdo bem-sucedido.  Mas, além de  atrair  novos leitores e seguidores,  o  marketing de conteúdo deve impulsionar seus negócios.

Criar um  caso de negócios documentado ajudará você ou sua equipe a  entender melhor os benefícios, custos e riscos da implementação de  uma estratégia de marketing de conteúdo em sua empresa.

Um caso de negócios é um documento de  gerenciamento de projetos que descreve por que tarefas específicas  devem ser executadas e como seus   benefícios superam seus custos.

Para    começar, identifique as metas de negócios  que sua empresa   precisa alcançar e descubra como o marketing de  conteúdo   aproximará sua empresa dessas metas.

Além disso, quais recursos você precisa investir  em sua  estratégia de conteúdo?  E que resultados você quer  gerar?

Isso permitirá que você crie  um  orçamento firme para  a criação de conteúdo e  marketing.

Você pode acompanhar  tarefas aprovadas em um  software de gerenciamento de projetos como a Asana:

5.  Plano de Ação

Finalmente, adicione suas principais campanhas e projetos de  marketing  de  conteúdo ao seu  plano de conteúdo.

Usar um  plano de conteúdo formal  ajudará você a  pensar em cada etapa da estratégia de  marketing de  conteúdo individualmente.

Certifique-se de cobrir  o  seguinte durante o planejamento de conteúdo:

  • Escolher tópicos de conteúdo  para cada campanha
  • Determine quais formatos de conteúdo você produzirá
  • Escolha os canais para distribuição de conteúdo

Os principais elementos a serem incluídos em seu calendário são:

  • Tópicos ou palavras-chave
  • Datas limite
  • Manchetes
  • Categorias ou clusters
  • Formatos de conteúdo
  • Pessoas-alvo
  • Métricas de sucesso

Para decidir sobre seus  formatos e  canais de conteúdo ideais, você precisará  analisar  seu  desempenho histórico de conteúdo e analisar  melhor seu  público. (Discutiremos  isso em profundidade mais tarde.)

Agora que abordamos  o básico, vamos  entrar em como  criar uma estratégia de  marketing de  conteúdo  e desenvolver conteúdo eficaz  passo  a passo.

7 passos para criar uma estratégia de conteúdo  completa

O planejamento de longo prazo  permite que você  antecipe desafios e aloque recursos de forma eficaz.

Siga estas sete etapas para  desenvolver e implementar sua estratégia  de marketing de conteúdo para atingir  suas metas de negócios.

Documente seu plano e quaisquer anotações  importantes para que você possa compartilhar com  partes interessadas importantes.  Isso pode estar em um conjunto de slides, documento do Google, planilha ou outro formato que funcione bem para seu modelo de negócios.

Vamos começar.

Etapa 1: Determine seu público

O melhor ponto de partida  para qualquer plano de  marketing de  conteúdo é  determinar seu público-alvo.

As buyer personas formarão  a base da sua estratégia.  Mas tenha em mente que seu público não é  composto apenas por compradores.

Seu público também  incluirá pessoas que começam a interagir com sua marca muito antes  de  fazer uma compra.  Por isso, é essencial distribuir conteúdo que  atraia clientes em potencial  antes que eles comecem a jornada do  comprador.

Primeiro,   atraia-os para o  universo da sua marca com conteúdo útil  que eduque  ou entretenha.

Em seguida, acompanhe com conteúdo que ilumine como você pode  ajudar quando eles estiverem prontos para agir.

Para obter dados sobre seu público, você pode usar uma ferramenta como o Market Explorer.

Analise sua  categoria de mercado.  Ou “Encontre concorrentes” analisando seu próprio domínio.   Em seguida, defina sua localização e clique em “Pesquisar um mercado“.

Encontre o relatório “Público”  para ver seu  público de mercado em detalhes.  Como sua demografia, socioeconomia e preferências de mídia social.

Tornar-se uma valiosa fonte de  informação pode ajudá-lo a  construir uma comunidade de  defensores da  marca que aumentarão  o  reconhecimento da sua marca.

A Red Bull é um excelente exemplo de uma marca que cria conteúdo para o público, não para  os compradores.

A  mídia de propriedade da Red Bull  não se concentra em seu produto. Abrange tópicos em que o público está interessado, como esportes radicais  e experiências únicas na vida.

Você pode facilmente identificar o público-alvo – pessoas jovens e aventureiras  com um estilo de vida ativo.

Esse conteúdo ajuda o público a  se identificar com a marca e incentiva a lealdade que vai muito além de  comprar suas bebidas.

A Red Bull mostra a  importância de  integrar a história da sua marca em cada  peça de conteúdo e em cada mensagem enviada ao seu público.

Lembre-se de  sua missão, onde você está e por que você está compartilhando conteúdo em  primeiro lugar.

Agora vamos discutir como você pode   conhecer melhor seu público depois de determinar quem eles são.

O  Mapa da Empatia

Um mapa de empatia  é uma  ferramenta colaborativa usada para visualizar o que você sabe sobre um determinado usuário ou persona.

Seu objetivo é criar  uma  compreensão compartilhada das necessidades do usuário e ajudar na tomada de decisões.

Os mapas de empatia  são divididos em quatro quadrantes: Diz, Pensa, Faz e Sente. Como este:

Os mapas de empatia  funcionam melhor quando você tem dados reais dos usuários.  Leia seus comentários, procure tags relacionadas à sua marca  nas mídias sociais, pesquise o  nome da sua marca em fóruns, etc.

Veja   como preencher cada quadrante:

  • QuadranteDiz“: Deve incluir citações literais de  usuários de resenhas, entrevistas, fóruns, etc.
  • Quadrante  “Pensa“: Infera o  que o usuário pensa, mas não está vocalizando com base em pesquisas a partir do preenchimento  da coluna “Diz”. Eles estão  irritados com sua experiência?  Ou confuso com um produto?
  • Quadrante “Faz”: As ações que um usuário  realiza (deixa um site por causa da má experiência do usuário, faz compras  para comparar preços, etc.  )
  • QuadranteSente“: o estado emocional de um usuário. Por exemplo, se eles deixarem seu site por causa da má  experiência do usuário, eles provavelmente ficarão

Depois de preencher seu  mapa de empatia, use suas inferências para chegar  a  objetivos específicos.

Digamos  que  seus clientes estejam  em grande parte frustrados por não conseguirem encontrar informações específicas em seu site. Isso deve informar sua futura  estratégia de conteúdo.

Ao adotar a perspectiva de  seus clientes, você pode dar um passo atrás e melhorar suas experiências com base no que eles dizem, pensam, fazem ou sentem.

Etapa 2: Analise  o desempenho histórico do  conteúdo e estabeleça suas metas de  marketing de conteúdo

Antes de criar conteúdo, é importante  estabelecer suas metas de  marketing de conteúdo.

Veja como começar :

  1. Considere os objetivos de negócios e marketing de alto nível da sua  empresa. Por exemplo, você pode  querer se tornar a solução número 1  para melhorar o  gerenciamento de tempo e ter uma  meta de receita de marketing específica para este ano.
  2. Considere como o conteúdo pode contribuir para esses objetivos maiores. Nesse caso, que tipo de conteúdo  trará novos usuários?
  3. Identifique as métricas de marketing de  conteúdo que são importantes para você.  Como será o  sucesso em números? Defina  métricas de sucesso para cada parte do conteúdo que você planeja criar e compartilhar.

Você pode criar  métricas primárias e métricas secundárias para cada meta:

  • Suas principais métricas podem ser a receita gerada pelo marketing de conteúdo,  tráfego orgânico e número de leads
  • Suas métricas secundárias podem ser rankings e compartilhamentos

Para    estabelecer um benchmark, analise seus  painéis  do Google Analytics e examine o desempenho do seu conteúdo em relação a essas metas.

Ao definir metas, lembre-se de  que suas metas e  planos estão intimamente ligados ao orçamento disponível e à  capacidade de sua equipe.

Então, certifique-se de levar isso em conta ao definir suas metas.

De acordo  com  nossa pesquisa,  o reconhecimento da marca,  a atração de tráfego e a geração de  leads continuam sendo os principais objetivos de  marketing de conteúdo em 2022.

Mas seus objetivos podem diferir, dependendo do tamanho do seu negócio, setor e muito mais.

Um   exemplo de um objetivo abrangente poderia ser:

“Em 2022, queremos   alcançar um aumento de  20%  na receita criada pelo  conteúdo orgânico e gerar 15.000  leads qualificados com um orçamento de US $ 30.000″.

Dica profissional: leve  em conta a jornada do comprador ao definir  metas de estratégia de conteúdo.

Por exemplo,  no B2B (business to business  ), o ciclo de  vendas tende a ser muito  maior do que no B2C  (business to consumer  ).  Portanto, a atribuição multitoque seria  mais ideal ao analisar o  desempenho do seu conteúdo e definir seus KPIs (indicadores-chave de desempenho).

Continue lendo para descobrir algumas estruturas de definição de metas que podem ajudá-lo  a  concluir esta etapa.

Estruturas de definição de metas

Vejamos algumas estruturas de definição de  metas que podem  ajudá-lo a  definir suas   metas de  marketing de conteúdo:

  • Metas SMART (Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes  , Limitadas no Tempo)
  • Objetivos CLEAR  (Colaborativo, Limitado em volume e duração, Emocional, Apreciativo, Refinável)

As metas SMART são  ótimas para mantê-lo  no caminho certo e medir o sucesso, porque são mais rígidas.

Mas se você precisa de mais flexibilidade ou está  em um ambiente ágil / em rápida mudança, a estrutura  CLEAR pode fazer mais sentido.

Os objetivos do CLEAR  são avaliados da seguinte forma:

  • Colaborativo: Seus objetivos incentivam o trabalho em equipe
  • Limitado: Eles são limitados em escopo e duração
  • Emocional: Eles inspiram e motivam sua equipe
  • Apreciativo: Eles são divididos em micro-objetivos menores
  • Refináveis: Eles podem ser redefinidos conforme necessário

Etapa 3: Auditar seu  conteúdo existente

Uma  auditoria de conteúdo  é o processo de organizar, analisar e melhorar seu conteúdo existente.

Ele pode  ajudá-lo a  tirar o  máximo proveito  de  suas  páginas existentes, o que  significa que  você pode economizar recursos na criação de novos conteúdos.

Alguns benefícios da atualização de  conteúdo incluem gerar  mais  tráfego orgânico, classificar mais alto nos  mecanismos de pesquisa e aumentar o engajamento.

Realizar uma  auditoria de conteúdo  também permite que você entenda  melhor que tipos de  formatos e tópicos de conteúdo ressoam com seu público.

De fato, 65% das empresas com estratégias de  marketing de  conteúdo  muito bem-sucedidas realizam  auditorias de conteúdo pelo menos duas vezes por ano.

Tenha estas perguntas em mente ao auditar seu conteúdo:

  • Quais tópicos de conteúdo e palavras-chave estão tendo o melhor desempenho?
  • Quais formatos de conteúdo geram  mais engajamento e conversões?
  • Quais canais geram mais tráfego?

Depois de executar a auditoria, você pode acompanhar o  desempenho do seu conteúdo.

E   quando você alterna para a visualização “Tabela“,  pode ver os dados do Google Search Console dessa página (para ajudá-lo a  tomar  decisões de edição).

Etapa 4: Desenvolver um plano  editorial  de alto nível e um calendário de conteúdo

Planejar seu  cronograma  de conteúdo permite que você   aloque seus recursos adequadamente e garanta que  você tenha tempo para todas as suas próximas tarefas.

Veja como  começar:

 Priorize suas ações

A priorização é um elemento essencial do  planejamento de conteúdo.

A primeira coisa que  você deve fazer depois de selecionar os tópicos de conteúdo é identificar as tarefas  mais críticas.  Ou as coisas que você pode facilmente testar.

Você pode priorizar de várias maneiras, incluindo o seguinte:

  • Potenciais ganhos de tráfego
  • Em quais campanhas você está se concentrando primeiro
  • Quais recursos você precisará para criar suas campanhas
  • Quando os produtos ou serviços estão sendo lançados

Com base nessas informações, decida quais campanhas, tópicos e formatos devem vir  em primeiro lugar em seu plano.

Encontre  tópicos relevantes

Ao escolher  tópicos de conteúdo, considere o quadro geral.

Por exemplo, quais grandes temas você quer  cobrir este ano?

Digamos que você  administre uma empresa que ofereça um aplicativo de gerenciamento de tempo. Sua estratégia de  marketing  de conteúdo pode se concentrar em tópicos de alto nível, como produtividade e equilíbrio  entre vida pessoal  e profissional.

Essas informações devem vir  de insights de  pesquisa de  seu público, bem como  de pesquisas competitivas.

Tente gerar uma lista de temas que provavelmente permanecerão relevantes a longo prazo.

Ao decidir se vale  a pena perseguir um tópico, avalie as duas coisas a  seguir:

  1. Sua utilidade para o seu público-alvo
  2.  Sua capacidade de impactar  os resultados

Você pode usar  a  ferramenta Pesquisa de tópicos para  encontrar ideias para  conteúdo evergreen, criar  clusters de tópicos (mais sobre isso a seguir) ou dar uma olhada nos  títulos relacionados recentes.

Depois de criar uma lista de  tópicos, inicie  uma  pesquisa mais profunda de palavras-chave para cada tópico.

A Keyword Magic Tool é um ótimo lugar para começar.  Tudo o que você precisa fazer é inserir  uma palavra-chave semente e você receberá uma lista completa  de palavras-chave relacionadas:

Essa ferramenta é especialmente útil quando você está procurando palavras-chave de cauda longa  para cobrir seu conteúdo.

Criar clusters de tópicos

Um cluster de  tópicos é um grupo de partes de  conteúdo que se enquadra  no mesmo tema abrangente abordado em uma  página de pilares.

Crie clusters de  tópicos em uma  das maneiras  mais eficazes de organizar seu conteúdo.  É também uma prática recomendada de  SEO.

Essa abordagem organizada é especialmente útil se você tiver muito  conteúdo e quiser  criar autoridade sobre um determinado tópico.

Digamos que sua empresa ofereça serviços de SEO.  Você pode dedicar uma  página pilar  ao SEO e, em seguida,  criar páginas de cluster  relacionadas sobre tópicos como “SEO local”, “SEO técnico”,  “backlinks”, etc.

Depois de escolher os tópicos certos para seus clusters, crie  partes de  conteúdo  específicas e adicione-as  ao seu  calendário de conteúdo.

 Pesquisa Competitiva

Também é  importante   descobrir o que seus concorrentes estão fazendo.  Encontre os tópicos, palavras-chave  e   formatos de conteúdo que funcionam bem para eles e tente replicar esse sucesso.

Use um Modelo de Análise de Conteúdo Competitivo gratuito  para descobrir:

  • Posicionamento de seus concorrentes
  • Seu tom de voz e público-alvo
  • Os principais formatos de conteúdo que eles usam (por exemplo, blogs, podcasts, vídeos)
  • As principais categorias de conteúdo que eles cobrem
  • Palavras-chave primárias que eles segmentam
  • Seu conteúdo de melhor desempenho

Dica profissional: as marcas geralmente se concentram apenas em seus rivais de  mercado  e não prestam atenção a outros criadores de conteúdo. Ao pesquisar concorrentes, inclua todos os editores em sua área de especialização. Mesmo que você não concorra com eles no  mercado real.

Por exemplo,  a mídia sem marca (como  blogs  do setor ou canais de vídeo de  influenciadores)  também deve fazer parte de sua  pesquisa de concorrentes.

Isso ajudará você a  ver o quadro maior  do que é tendência em seu nicho.

Para ter uma ideia de como os concorrentes estão superando você, vá para a  ferramenta  Keyword Gap.

Você pode ver como você classifica para palavras-chave em comparação com  o seu concorrente.  Se o  seu concorrente tiver uma classificação mais alta para palavras-chave em sua estratégia, essa pode ser uma oportunidade para refinar seu conteúdo.

Crie seu funil de conteúdo

Antes de  iniciar o processo   de criação de conteúdo,  pense no propósito  de  cada parte do conteúdo que você planeja produzir.

Você deve ter um   conteúdo para cada parte da jornada do cliente.  Isso é importante porque seu público  será significativamente diferente em cada estágio.

Pronto para começar a mapear seu funil de  marketing de conteúdo?  Aqui está uma descrição  de  cada estágio da jornada de marketing  e que tipo de conteúdo funcionaria:

  • Conscientização: o conteúdo nesta fase deve contar a  história da sua marca, educar,  informar ou entreter seu público.  Liderança de  pensamento, postagens de blog, mídias sociais e anúncios são algumas boas opções.
  • Consideração: Responda às perguntas dos  usuários  e resolva seus problemas nesta fase. Os formatos ideais  para esta etapa são postagens de  blog, postagens sociais, boletins informativos,  guias de instruções e vídeos instrutivos.
  • Decisão: O conteúdo nesta fase deve ajudar os leads a determinar por que você é a melhor escolha.  Pense em estudos de caso  , avaliações de clientes e outros conteúdos que mostrem seu  trabalho e sucessos passados.
  • Retenção: destaque maneiras de  tirar o máximo proveito de seu produto ou serviço, novos recursos e como resolver problemas comuns.  Crie conteúdo  mais aprofundado, como  artigos  da  base de conhecimento e ebooks.
  • Advocacia: Forme uma conexão  emocional com seus clientes para estabelecer lealdade.  Você pode fazer isso interagindo com eles nas mídias sociais ou destacando histórias de  sucesso de clientes.

Planejar a produção de conteúdo

Em seguida, crie  maneiras de tornar  a produção de conteúdo mais eficaz antecipadamente.  Dessa forma, você pode se concentrar mais na criação de um conteúdo melhor.  E menos na organização e gestão do tempo.

No estágio de planejamento da  estratégia de conteúdo, pense em  algumas soluções de alto nível que podem melhorar seu  ciclo de produção   de conteúdo e economizar  recursos.

Comece por:

  • Examinando seus recursos disponíveis.  Isso inclui orçamentos, número de membros  da equipe disponíveis, etc.
  •  Determinar se você precisa de design, desenvolvimento ou quaisquer outras equipes envolvidas.  Descubra de quem você precisará de  ajuda  antes de iniciar um projeto, pois isso pode afetar sua linha do tempo.
  • Mapeando a linha do tempo aproximada e a cadência.    Que conteúdo você  planeja produzir mensalmente e  quanto tempo  levará cada projeto?
  • Encontrar potenciais gargalos e oportunidades de otimização. Por exemplo, trabalhar com  especialistas  internos no assunto aceleraria a pesquisa de conteúdo?
  • Avaliar o orçamento e o tempo necessários para produzir suas  metas de conteúdo.  Isso irá ajudá-lo a  determinar o que você pode realizar e quando.
  • Decidir se você vai terceirizar a produção de conteúdo ou mantê-la internamente.    Pese os prós e contras para  ver o  que é melhor para o  seu negócio.

Seu cronograma deve depender de  KPIs e expectativas específicas.

Por exemplo,  você  deve estimar o número de palavras-chave que você precisa que seu site  classifique  para este ano para atingir suas  metas de tráfego orgânico. Isso ajudará você a  determinar  quantas postagens de blog publicar.

Etapa 5: Desenvolva seu conteúdo

Agora é hora  de criar  seu conteúdo (finalmente).

Use essas estratégias para ajudá-lo a  criar conteúdo eficaz  e memorável que ressoe com seu público.

Foco na originalidade

O conteúdo original  pode capturar a atenção do seu público.  Porque permite que você se destaque da concorrência.

Veja este exemplo da Travel Oregon.  Páginas de turismo  e blogs muitas vezes aparecem como listículos.  Mas este site adota uma abordagem mais interativa para destacar os melhores recursos de  seu estado.

Eles destacam fatos divertidos e  coisas a ver com imagens e vídeos no estilo anime  . Como assim:

É quase um dado adquirido que  outra pessoa  na internet publicou  conteúdo sobre o tópico que  você deseja  cobrir.

Mas você pode dar um passo adiante. Inclua suas  experiências únicas, dados, pesquisas e opiniões.

Isso ajudará a construir credibilidade e confiança com seu público, criando uma base para o seu  crescimento orgânico.

Diversifique seu conteúdo

Alguns  tipos de conteúdo funcionam melhor em estágios específicos do  funil.  Outros funcionam melhor para um  público específico.

A solução ideal  é  incluir uma  mistura diversificada de  formatos de conteúdo para atrair  todos os membros do seu público. Sua seleção  dependerá das preferências de  seus clientes e de sua análise de   desempenho de  conteúdo.

Este gráfico detalha algumas opções que  você pode  querer incluir em sua  estratégia de conteúdo:

Mas você não precisa  produzir todo tipo de conteúdo possível.  Em vez disso, recomendamos que  você se concentre apenas em formatos que ressoem com seu público e façam sentido para seu  funil de conteúdo.

As  postagens de  vídeo e blog foram os dois principais  formatos de  conteúdo em  2021, com base em 1.500  respostas da pesquisa.

Redirecionar seu conteúdo

Reaproveite o conteúdo depois de publicado para atrair  novos leitores que podem preferir um  formato diferente.

Esta é uma ótima maneira de economizar tempo  e  recursos e maximizar os resultados.

Aqui estão algumas maneiras de redirecionar o  conteúdo:

  • Transformar um artigo em um infográfico, apresentação de slides, podcast ou vídeo
  • Segmente um artigo ou  vídeo longo em partes mais curtas ou postagens sociais que você pode publicar como uma série
  • Combinar peças de conteúdo curtas  para criar um white paper ou um  artigo de formato longo
  • Use postagens de blog para criar trechos utilizáveis e imagens informativas  para mídias sociais

Aproveite o conteúdo gerado pelo usuário

Inclua conteúdo gerado pelo usuário (UGC) em  seu plano para ajudar a aumentar sua reputação com seu público. Comentários, comentários, fotos e vídeos adicionam legitimidade às suas reivindicações.

Além disso, reunir e  compartilhar esse conteúdo é fácil e   economiza muitos recursos.

Taylor Swift fez uma parceria com o YouTube  Shorts para formar o #TSAntiHeroChallenge que incentivou os usuários do YouTube  a criar seus próprios vídeos curtos  em reação ao  single principal.

Etapa 6: Planejar a distribuição de conteúdo

Para ter sucesso  no  marketing de conteúdo, você  precisa garantir que seu conteúdo atinja o público certo  no  momento certo.

É aqui que a estratégia de distribuição de conteúdo entra em jogo.

Para começar, visualize a combinação  de mídia.  Veja abaixo como a mídia própria, ganha e paga pode trabalhar em conjunto:

A distribuição de conteúdo  tem tudo a ver com o uso de vários canais pagos, orgânicos  e  ganhos para publicar e promover seu conteúdo.

Portanto, ao projetar sua estratégia, liste os principais canais que você segmentará, analise seu desempenho  histórico e desenvolva ideias sobre o que você pode melhorar.

Seu conhecimento de seus clientes deve determinar quais canais devem estar em seu mix.

Mas explorar novos canais também pode ser uma boa ideia. Por exemplo,  você poderia aproveitar  melhor as oportunidades e parcerias de  marketing de influenciadores  ?

No entanto, certifique-se de que  a maior parte de seus recursos vá para canais que  você sabe que seu público prefere.  Isso lhe dá   a melhor chance de ser visto.

Com base em  nossa pesquisa, os canais de  distribuição de conteúdo mais populares  em 2021 incluíram mídias sociais (orgânicas e  pagas), e-mail marketing e   pesquisa orgânica.

Otimize seu conteúdo para a pesquisa orgânica

Em nossa análise recente  de 10  indústrias de nicho, o tráfego orgânico representou de 70 a  80  %  do tráfego total do site  em cada setor.

O ranking pode levar tempo e esforço.  Mas a pesquisa orgânica  ainda  deve ser uma parte crucial  da sua  estratégia de conteúdo.

Para obter os melhores resultados, prepare-se para dobrar   a melhoria da qualidade do conteúdo  e otimizar seu conteúdo.

A otimização de conteúdo  é  o  processo de  melhorar o conteúdo para que ele tenha a melhor chance de atingir seu  objetivo pretendido.   Seja  para classificar nos  resultados da pesquisa ou transformar leads  existentes em conversões.

Concentre-se fortemente na experiência do usuário durante esse processo.  Então, pense em  coisas como:

  • Legibilidade
  • Estrutura
  • Eficácia do conteúdo visual
  • Tom de voz

Também mantenha os conceitos básicos de SEO  em mente. Como estratégia de palavras-chave,  links internos, meta tags, etc.

Considere o uso de canais pagos

Descobrimos que 46% das empresas que são altamente bem-sucedidas no  marketing  de conteúdo aumentaram seu orçamento de  promoção de conteúdo pago  em 2021.

E por uma boa razão – as estratégias de  conteúdo orgânico são especialmente poderosas quando combinadas com estratégias de marketing pagas.

Digamos que você veja o conteúdo sobre um determinado tópico ter um bom desempenho  na  pesquisa orgânica. Pode  fazer sentido  reaproveitá-lo em uma peça de geração de  leads  e exibir anúncios do LinkedIn.

Você pode escolher entre  muitos tipos de  formatos de  conteúdo para promover através de   canais pagos. Como campanhas orientadas por influenciadores,  conteúdo patrocinado,  anúncios geradores de leads e muito mais.

Etapa 7: Analise continuamente  o  desempenho do seu  conteúdo

Analisar o desempenho do seu conteúdo  é a melhor maneira  de entender qual conteúdo ressoa com seu público.

Ele também ajuda você a  ver se seus esforços de  marketing de conteúdo estão valendo a pena.  E ajudando você a  atingir suas metas de marketing.

Mas apenas 66% dos profissionais de  marketing analisaram  o desempenho de seu conteúdo regularmente em 2022.

Veja como você pode começar:

  • Defina KPIs específicos para cada peça de conteúdo: isso ajudará você a  determinar qual é o  seu benchmark para  o sucesso
  • Configurar o Google Analytics: acompanhe o  desempenho  da página e conecte-se com a  ferramenta de rastreamento de posição da Semrush para obter atualizações sobre palavras-chave de destino

Abaixo estão os quatro  grupos essenciais de métricas  de marketing de  conteúdo que você pode acompanhar:

  1. Comportamento do usuário
  2. Compromisso
  3. Resultados de SEO
  4. Receita da empresa

Aperfeiçoe sua estratégia de marketing de  conteúdo  com a Semrush

Embora os  métodos usados para fornecer conteúdo aos clientes em potencial estejam  mudando continuamente,  os  princípios fundamentais  permanecem  os mesmos:

Desenvolver uma estratégia de  marketing de conteúdo de alto nível baseada em personas  de clientes e dados  confiáveis.

Está começando? Dê uma olhada no nosso guia  definitivo de  marketing de conteúdo para startups.

Mas se você  é uma equipe de  um ou parte de  uma  equipe de marketing de conteúdo maior, você descobrirá  que automatizar diferentes partes do seu  fluxo de trabalho  de  marketing   de conteúdo e usar dados para  tomar decisões irá ajudá-lo a  superar a concorrência.