SEO para conteúdo pago: um guia prático

O chamado Paywalling (conteúdo bloqueado para quem paga) vem com um desafio de SEO: conteúdo protegido não pode ser indexado por mecanismos de busca. Mas há maneiras de tornar seu conteúdo premium pesquisável e manter o tráfego transmitindo. Descubra as melhores práticas de SEO e os próximos passos acionáveis para o seu site de associação.

Como criador de conteúdo, você já conhece o poder da busca orgânica para o crescimento do seu negócio online.

As pessoas estão por aí procurando por você, independentemente de já terem ouvido falar de você antes, e sua missão é interceptar a busca delas, mostrar seus produtos e vender a elas uma assinatura do seu site.

Normalmente, quanto mais tráfego você obtém, maior é o seu número de conversões – você deixa seu conteúdo falar e ele se vende. É completamente livre de riscos e não poderia ser mais fácil.

Há apenas um problema: se você colocar todo o seu conteúdo atrás de um paywall, você está efetivamente vendando os mecanismos de pesquisa. Todo esse conteúdo excelente e valioso que seus clientes em potencial estão procurando permanece invisível – escondido. Além disso, vale ressaltar que existem diversas maneiras de desbloquear os conteúdos por Paywall.

Faz tanto sentido quanto um lojista escurecer sua vitrine.

Felizmente, você pode ter o melhor dos dois mundos: existem maneiras de pagar seu conteúdo E permitir que os mecanismos de busca indexem suas postagens protegidas, você só precisa das ferramentas certas e um pouco de know how.

Fique por aqui enquanto explicamos como otimizar seu conteúdo pago para os mecanismos de busca.

Histórico do Google com SEO para conteúdo pago

Como o maior mecanismo de busca do mundo, o Google, é claro, investigou extensivamente as opções de indexação de conteúdo pago.

Historicamente, se você queria que seu conteúdo pago fosse indexado pelo Google, você tinha que optar por sua polêmica política de “Primeiro Clique Livre” (FCF).

Sem surpresa, essa política era impopular entre os editores. As principais organizações de mídia on-line, incluindo a News Corps, optaram por afetar consideravelmente seu tráfego, permitindo essencialmente que os usuários do Google tivessem acesso gratuito ao seu conteúdo.

Felizmente, o Google descartou essa política em 2017 em favor do uso da “Amostragem flexível” para otimizar o conteúdo premium para pesquisa. Vamos dar uma olhada mais de perto no que isso significa, juntamente com mais dos conselhos mais recentes do Google para SEO paywall.

Diretrizes do Google Paywalling (2024)

Aqui estão as recomendações mais recentes do Google para SEO para conteúdo premium e sites de assinatura:

1. Mostre amostras gratuitas do seu conteúdo aos visitantes

O Google chama isso de “amostragem flexível”. Você pode “amostrar” seu conteúdo usando o conteúdo “lead in“.

Isso permite que os visitantes visualizem uma parte da postagem gratuitamente antes de serem obrigados a se inscrever, como neste exemplo:

Captura de tela do líder do THe Economist para conteúdo pago
The Economist usa chumbo na amostragem de conteúdo para conteúdo pago.

Esse método é aplicável em uma ampla gama de casos de uso. Ele permite que os editores mostrem o valor de seu conteúdo fornecendo um teaser ou um resumo antecipadamente.

Ao dar aos usuários um gostinho da qualidade e profundidade do conteúdo, os editores podem atrair os leitores a se inscreverem para acesso total, tornando-se uma estratégia versátil para uma variedade de tipos de conteúdo.

A amostragem não só permite que o Google indexe mais do seu conteúdo, como também é uma ótima maneira de demonstrar o valor do seu conteúdo para os visitantes e aumentar sua taxa de conversão.

2. Seja sutil com os prompts de assinatura

O Google aconselha os proprietários de sites de assinatura a tomarem cuidado para não levar os visitantes até o mural (pago) com solicitações para se inscrever e assinar. Aqui está o que eles têm a dizer:

“Nossa análise mostra que a satisfação geral do usuário começa a se degradar significativamente quando os paywalls são mostrados mais de 10% das vezes.”

Eles recomendam ter cautela para não alienar os visitantes que não estão familiarizados com seu conteúdo. Em vez disso, concentre-se em fornecer valor para o leitor e segmente estrategicamente visitantes mais engajados com prompts para se inscrever.

Embora os prompts de assinatura não afetem diretamente o SEO, eles podem afetar o tráfego e as conversões se não forem usados com o devido cuidado.

3. Use dados estruturados

A marcação de dados estruturados é um tipo de dados organizados e formatados de forma fácil de ler pelos bots dos mecanismos de pesquisa.

Ao incluir dados estruturados em suas páginas da Web, você torna mais fácil para o Google e outros mecanismos de pesquisa entender o contexto das informações do seu site e representá-las efetivamente nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).

Isso é especialmente útil para páginas com conteúdo pago. Como o Google não pode indexar conteúdo pago, você pode usar dados estruturados para sinalizar que há conteúdo oculto em sua página e do que se trata. Você pode incluir informações importantes, como:

  • uma palavra-chave
  • manchete
  • um breve resumo do conteúdo
  • fatos contidos no conteúdo

Isso é útil por três razões principais:

  1. Dados estruturados (juntamente com qualquer lead acessível no conteúdo podem ajudar a exibir com precisão seu conteúdo nos resultados de pesquisa e, portanto, levar a um melhor engajamento dos usuários de pesquisa.
  2. Ele pode permitir que o conteúdo apareça em recursos de pesquisa especiais, como resultados ricos e carrosséis, que aumentam a visibilidade e o apelo das listagens em SERPs.
  3. Ele ajuda o Google a diferenciar o conteúdo pago oculto e o chamado conteúdo “camuflado” – uma técnica que vai contra as diretrizes dos mecanismos de pesquisa e pode impactar seus rankings.
An example of Google Rich Results paywalled news articles
Um exemplo de resultados avançados do Google para artigos de notícias.

Portanto, agora que sabemos mais sobre como o Google trata o conteúdo pago, é hora de ver como implementar essas diretrizes em seu site de associação.

Primeiro, veremos como configurar seu site para mostrar conteúdo de “lead-in” voltado para o público. Em seguida, veremos uma maneira alternativa de provocar seu conteúdo para que ele fique visível para os mecanismos de pesquisa sem mostrar diretamente nenhum conteúdo premium em si.

Essa abordagem em duas frentes garante que seu site permaneça amigável e otimizado para SEO, atendendo a um público amplo e, ao mesmo tempo, respeitando o valor de seu conteúdo pago.

Como fazer uma amostra de conteúdo paywalled

Veja como implementar efetivamente o lead de amostragem flexível na estratégia com o MemberMouse:

1. Identifique o conteúdo-chave para a amostra

Escolha artigos ou peças que melhor representem a qualidade e exclusividade do seu conteúdo premium. O conteúdo selecionado para amostragem deve ser envolvente e atraente o suficiente para incentivar os leitores a querer mais.

2. Definir direitos de acesso

No editor de blocos do WordPress Gutenberg, navegue até a barra Configurações, role para baixo até Opções do MemberMouse e clique no botão Conceder Acesso.

Screenshot showing how to grant access to a paywalled post

Escolha o(s) nível(s) de associação ou pacote(s) ao qual você deseja conceder direitos de acesso para seu conteúdo pago.

Sceenshot demonstrating how to Grant Access to Paywalled Content

3. Determine o ponto de corte

Decida quanto do conteúdo você deseja disponibilizar abertamente antes que o paywall seja acionado.Definir imagem destacada

Pode ser um certo número de parágrafos, uma porcentagem do conteúdo ou até uma seção específica.

O objetivo é fornecer informações suficientes para fisgar o leitor, mas deixá-lo com vontade de acessar o conteúdo completo.

4. Inserir a decisão de acesso = False SmartTag™

Access Decision SmartTag™ é um recurso exclusivo do MemberMouse que permite exibir conteúdo diferente para os usuários com base no fato de eles terem ou não permissão para acessar o conteúdo pago.

Basta inserir os seguintes códigos curtos no ponto de corte:

[MM_Access_Decision access='false']


[/MM_Access_Decision]

Qualquer conteúdo entre esses shortcodes só será visível para não-membros (ou membros que não estão conectados no momento.

5. Escreva uma chamada à ação convincente

Agora é a sua chance de escrever um call to action (CTA) persuasivo para todos os não-membros.

Você poderia manter a simplicidade com um CTA “faça login ou inscreva-se”, mas dado que a Decisão de Acesso SmartTag™ permite adicionar qualquer conteúdo, você tem a oportunidade de ser muito mais criativo e persuasivo.

Por exemplo, você pode incluir uma lista de benefícios de associação adicionados, depoimentos de clientes ou um vídeo promocional.


Dica Pro: Qualquer conteúdo dentro da Decisão de Acesso = SmartTag™ Falso também pode ser indexado pelos mecanismos de pesquisa. Use este espaço para incluir palavras-chave e informações relevantes que descrevam o conteúdo por trás do paywall para impulsionar o SEO.


6. Incluir Login de Membro

Esta não é tanto uma dica de SEO Paywall como uma prática recomendada de experiência do usuário, mas não se esqueça de incluir seu formulário de login aqui para que os usuários existentes possam acessar facilmente o resto do conteúdo.

O MemberMouse facilita a adição do seu formulário de login em qualquer lugar do seu site. No painel do WordPress, vá para MemberMouse > Webforms > guia Login Webform.

Login webform html

Basta copiar e colar o código html fornecido no seu post e pronto!

Aqui está um exemplo do formulário de decisão de acesso SmartTag™, CTA e login no back-end:

Screenshot MemberMouse Access Decision SmartTag for Sampling Paywall Content

7. Inserir a decisão de acesso = True SmartTag™

Agora é hora de inserir seu conteúdo pago dentro da Decisão de Acesso = True SmartTag™

Insira o seguinte shortcode antes do conteúdo pago

[MM_Access_Decision access='true']

Em seguida, insira este shortcode no final do seu post

[/MM_Access_Decision]

Tudo entre esses dois shortcodes só estará visível para os membros nos níveis de associação ou pacotes que receberam acesso na etapa 2.


E é isso! Seguindo estes passos…

1. Seu lead em conteúdo será visível para todos, independentemente de seu status de membro

2. Todo o conteúdo da sua amostra e da sua primeira Decisão de Acesso SmartTag™ estarão visíveis (e poderão ser indexados por) bots de motores de busca.

3. Seu conteúdo premium ficará aconchegante atrás de um paywall.

Como provocar conteúdo paywalled para SEO

Embora o Google recomende o uso de leads no conteúdo para fazer amostras de conteúdo, você também pode encontrar casos em que isso não é possível.

Por exemplo, se você vende conteúdo altamente especializado, como análise de mercado detalhada, pesquisa proprietária ou cursos educacionais aprofundados.

Nesses casos, oferecer uma parte do seu conteúdo gratuitamente pode prejudicar o valor do conteúdo.

Provocar conteúdo pago para SEO requer uma abordagem diferente que equilibre a necessidade de segurança com a necessidade de descoberta.

Em seu teaser, você pode incluir…

  • resumos abrangentes,
  • principais conclusões,
  • Destaques

… qualquer coisa que forneça informações suficientes para engajar usuários e mecanismos de busca, sem abrir mão do conteúdo em si.

Este conteúdo teaser pode servir como uma fachada SEO-friendly que atrai potenciais assinantes, mostrando o valor e exclusividade do conteúdo, incentivando-os a se inscrever para acesso total.

Veja como é feito…

1. Definir direitos de acesso

Este passo é exatamente o mesmo. No editor de blocos do WordPress Gutenberg, navegue até a barra Configurações, role para baixo até Opções do MemberMouse e clique no botão Conceder Acesso.

Selecione o(s) nível(s) de associação e/ou pacote(s) ao qual você deseja conceder acesso ao seu conteúdo pago.

2. Insira a decisão de acesso = SmartTag™ falsa no topo da postagem

Neste caso, você deseja abrir sua postagem com o Access Decision = False shortcode logo após o H1.

3. Inclua uma descrição otimizada

Como já mencionamos, o conteúdo da Decisão de Acesso = SmartTag™ Falsa é voltado para o público e, portanto, pode ser indexado pelo Google.

O conteúdo do teaser tende a ser menos rico em texto do que o lead em conteúdo, então você precisará se certificar de que cada palavra conta.

Certifique-se de descrever com precisão o que está em seu conteúdo pago e seja estratégico sobre o uso de palavras-chave.

Certifique-se de que sua palavra-chave alvo esteja em seu H1 e, idealmente, uma ou duas vezes mais em seu conteúdo teaser – mas não a esprema arbitrariamente – certifique-se de que ela flua e seja uma representação verdadeira do que está em seu conteúdo pago.

4. Adicione um CTA e formulário de login

Assim como acontece com o conteúdo de exemplo, você deve terminar com uma chamada para ação atraente para levar os não membros a se inscreverem, bem como um formulário de login para seus membros pagantes existentes.

Aqui está um exemplo de como isso seria no back-end:

Use of Access Decision SmartTags™ for teaser content

5. Inserir conteúdo paywalled na decisão de acesso = True SmartTag™

As etapas para incluir conteúdo pago são as mesmas. Adicione seu conteúdo pago entre os shortcodes Access Decision = True SmartTag™.


E pronto! Usar conteúdo teaser é uma maneira alternativa de mostrar conteúdo indexável para os mecanismos de busca sem revelar as coisas boas.

Seja qual for a opção escolhida, você fornecerá ao Google informações sobre seu conteúdo pago que podem aparecer nos resultados do mecanismo de pesquisa.

Como adicionar dados estruturados ao conteúdo paywalled

Se você seguiu uma das opções acima, agora tem conteúdo indexável em sua postagem paga. Seu próximo passo é dar a esses bots de pesquisa uma ajuda na leitura de seu site, incluindo dados estruturados.

1º. Use um Esquema / SEO Plugin

De longe, a maneira mais fácil de fazer isso é usando um plugin WordPress projetado para adicionar o que é chamado de “Marcação de esquema” ao seu site.

A marcação de esquema é uma forma de dados estruturados que usa vocabulário específico para anotar e estruturar informações especificamente para mecanismos de pesquisa e outros rastreadores.

Um plugin irá ajudá-lo a adicionar esses dados ao seu post ou página sem que você precise escrever (e potencialmente bagunçar) código complexo.

Muitos plugins de SEO populares – como AIOSEO e Yoast – oferecem a capacidade de adicionar Schema Markup ao seu post, então verifique seu plugin de SEO primeiro antes de olhar para plugins de esquema dedicados.

AIOSEO Schema Markup settings
Configurações de marcação de esquema AIOSEO.

AVISO: Não baixe vários plugins de SEO, pois isso pode criar uma carga inteira de bagunça e dores de cabeça. Se o seu plugin de SEO existente não oferece esse recurso, escolha um plugin separado especificamente para Schema Markup. Confira (o apropriadamente intitulado) plugin Schema como um exemplo.

1. b. Use o ChatGPT

Nós realmente não aconselhamos tentar adicionar Marcação de esquema você mesmo, a menos que você seja um codificador experiente.

No entanto, se você decidir adotar a abordagem DIY e adicionar Marcação de esquema diretamente em seu HTML, não será uma surpresa para ninguém que o ChatGPT possa ajudá-lo com isso!

Eu simplesmente copiei e colei o HTML do meu post no ChatGPT e foi isso que ele gerou:

ChatGPT Schema Markup for Paywall SEO

Embora faltassem algumas informações importantes, o ChatGPT forneceu a estrutura necessária para minha marcação de esquema e me aconselhou a ajustar os detalhes conforme necessário.

Como acontece com qualquer codificação difícil, é muito fácil perder uma vírgula aqui ou dois pontos ali e bagunçar todo o seu código, então quando você fizer suas alterações, cole-as de volta no ChatGPT e peça para ele fazer os ajustes necessários.

2. Use a ferramenta de teste de resultados avançados do Google

Depois de adicionar a Marcação de esquema às suas postagens – por meio de um plug-in ou manualmente – use a Ferramenta de teste de resultados avançados do Google para verificar se o Google pode ler e exibir sua marcação corretamente.

Basta ir para a Ferramenta de Teste de Resultados Avançados, inserir sua URL e revisar seus resultados.

Faça as alterações necessárias. Se você estiver usando um plugin, talvez seja necessário ajustar suas configurações ou modificar as informações fornecidas.

3. Monitore o desempenho no Google Search Console

Depois que a marcação de esquema for implementada corretamente e seu conteúdo for indexado pelo Google, você poderá usar o Google Search Console para monitorar o desempenho de suas postagens nos resultados de pesquisa.

O Google Search Console fornece informações sobre a frequência com que seu site aparece nos resultados de pesquisa, quais consultas de pesquisa mostram seu site e com que frequência os usuários clicam em seu site.

Outras práticas recomendadas de SEO da Paywall

As práticas padrão de SEO se tornam ainda mais cruciais para o conteúdo pago, onde a visibilidade para os mecanismos de busca é um ato de equilíbrio com a exclusividade de suas ofertas.

Os pontos abaixo abrangem estratégias essenciais para ajudar o conteúdo premium a classificar nos resultados de pesquisa e atrair novos visitantes para se tornarem assinantes pagantes.

1. Use palavras-chave e adicione metadados

Otimize as partes visíveis do seu conteúdo pago com palavras-chave relevantes e use seu plugin de SEO para criar metadados atraentes.

Isso garante que os mecanismos de pesquisa possam entender e indexar o contexto e o valor do seu conteúdo premium, tornando-o detectável para o público certo.

2. Experiência com amostragem

Experimente diferentes abordagens de amostragem para encontrar o que melhor ressoa com seus assinantes em potencial.

Varie a quantidade de conteúdo disponibilizado gratuitamente, experimente diferentes tipos de teasers ou resumos, ou até mesmo ajuste o posicionamento do seu paywall dentro do seu conteúdo.

Analise os dados de desempenho para ver quais estratégias levam a taxas mais altas de engajamento e assinatura.

Lembre-se, o objetivo é encontrar o equilíbrio perfeito que maximiza os benefícios de SEO e as conversões do usuário.

3. Otimizar para velocidade

Mantenha os usuários e os mecanismos de pesquisa satisfeitos otimizando as velocidades da página. Certifique-se de que seu site – especialmente as áreas que antecedem e incluem o paywall – carregue rapidamente. Isso pode melhorar significativamente seu SEO e engajamento do usuário.

Uma maneira de ajudar a acelerar seu site é reduzir os anúncios defasados. O Google penaliza os sites que usam anúncios enganosos ou excessivos. Concentre-se em otimizar seu site para conversões de associação e você deixará o Google e sua carteira muito mais felizes.

4. Escreva um ótimo conteúdo

Eu coloquei isso por último porque isso realmente deveria ser óbvio – consistentemente de alto nível, conteúdo de qualidade é sem dúvida o fator mais importante quando se trata de SEO e sites de associação.

Conteúdo envolvente e de alta qualidade atrairá os usuários e dará a eles um motivo para se inscreverem. Certifique-se de que seu conteúdo disponível publicamente e pago atenda aos mais altos padrões para incentivar assinaturas.

Então, Paywalling prejudica SEO?

Não. Pelo menos, não precisa.

Claro que se você colocar um paywall sólido em torno de todo o seu conteúdo e não colocar nenhum esforço em SEO, você quase nenhuma chance de ranquear alto e obter tráfego através do Google.

Mas agora você sabe que há muitas maneiras de permitir que os mecanismos de pesquisa rastreiem suas postagens e páginas e sinalizem o que está do outro lado desse formulário de login.

O SmartTag™ de Decisões de Acesso do MemberMouse facilita a adição de conteúdo de amostra e teaser em seu site que não só é visível para o Google, mas também configura você para maximizar as conversões.

E com a ajuda do seu plugin de SEO você pode adicionar metadados e dados estruturados para entender e indexar corretamente o seu conteúdo para que ele seja exibido para o seu público-alvo.

Portanto, seja estratégico, siga os conselhos e passos descritos neste post e prepare seu conteúdo pago para SEO.

E enquanto estiver aqui, confira o que mais você pode fazer com as SmartTags™ do MemberMouse, como criar experiências personalizadas para membros e otimizar para upsells, cross-sells e conversões. Boa leitura!